PREFEITURA DE ITAPEVI OFERECE CURSO SOBRE INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS

instalador_hidrulicoCapacitação faz parte das atividades da Semana de Educação Ambiental

 Em meio às atividades relacionadas à Semana de Educação Ambiental, promovida pela Prefeitura de Itapevi, foi realizado nesta terça (22) e quarta-feira (23) o Curso de Instalador Hidráulico, no Telecentro Comunitário, localizado na rua Sargento Antonio Vieira Nóia, 03 – Jardim Nova Itapevi.

 O curso, realizado por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Emprego e Desenvolvimento Social em parceria com a Sabesp e a Neotrópica/Amanco, teve a duração de oito horas e seu objetivo foi capacitar pessoas para efetuar pequenos reparos nas instalações hidráulicas. Cerca de cem munícipes inscreveram-se anteriormente para o curso, revelando a necessidade da oferta de qualificação profissional, a partir da ocupação industrial que está em curso no município.

 Diversas empresas, como a Bomi do Brasil, a CacauShow, a Ferla e a Policom, se instalaram em Itapevi nos últimos anos, ampliando a oferta de emprego no município. No entanto, uma grande barreira a ser vencida é a da capacitação profissional. “Nós estamos fazendo um trabalho intenso para trazer empresas para Itapevi e assim inserir as pessoas no mercado de trabalho, por isso estamos ampliando os cursos de qualificação do trabalhador. Este curso, apesar de curta duração, pode ser o pontapé inicial de novos cursos profissionais para vocês”, afirmou a prefeita Dra. Ruth Banholzer, na abertura dos trabalhos.

 O evento também contou com a participação dos secretários Jaci Pinheiro (Emprego e Desenvolvimento Social), Evangelista Azevedo Limas (Meio Ambiente) e Odilon Repasch (Esportes e Lazer), do biólogo Fernando Campos, do supervisor administrativo Julio César Correia (Emprego e Desenvolvimento Social) e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Marcel Kraide. As aulas foram ministradas pelo instrutor de hidráulica Daniel Pereira, da empresa Neotrópica/Amanco e Marcos César Teixeira, coordenador do Programa de Uso Racional da Água (PURA), da Sabesp.

 Durante o evento, o secretário Jaci Pinheiro ressaltou a importância dos cursos de capacitação no município. “Conhecimento é muito positivo, não é tirado da gente, é fundamental transmiti-lo através dos cursos oferecidos pelos centros de formação, como o que temos neste local”, comentou o secretário. O Telecentro Comunitário é vinculado à Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Social e dispõe de salas para cursos de informática e para palestras voltadas à capacitação profissional.

 O curso de Instalador Hidráulico faz parte do cronograma das atividades da Semana de Educação Ambiental, que envolvem ainda a realização de palestras e cursos voltados ao tema, a cargo da Secretaria de Meio Ambiente. O secretário Evangelista Limas reforçou a importância de cursos como este, em especial na preservação dos recursos hídricos. “A ideia é capacitá-los para soluções de problemas simples no dia-a-dia, como um vazamento, o que influi da economia de água tratada. Além disso, é uma forma de garantir até mesmo um aumento na renda familiar”, completou o secretário.

Relacionados