PREFEITURA DE ITAPEVI AUXILIA CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Encontro_Anual_Geraes_UnidasProjeto Gerações Unidas promoveu encontro entre alunos e professores da rede

Oferecer um acompanhamento especial, promovendo atividades que favoreçam o desenvolvimento intelectual do aluno com dificuldades de aprendizado. Essa é a meta do projeto Gerações Unidas, criado pela Prefeitura de Itapevi em 2008 e que, desde então, tem beneficiado centenas de crianças nas escolas municipais.

Os encontros acontecem todos os meses e envolvem também a participação de pais e professores. Nas duas primeiras semanas de cada mês são promovidas as atividades com as crianças. A terceira semana é dedicada exclusivamente aos pais ou responsáveis, quando todos são orientados sobre como agir para que os jovens superem os problemas de aprendizado. Já na quarta semana, o projeto é desenvolvido com os educadores da rede municipal de ensino, unindo em torno de um mesmo objetivo, todos os elementos envolvidos no processo educacional.

“Temos o compromisso de cuidar da educação de nossos estudantes e estamos atentos às suas dificuldades. Prestar um atendimento individualizado, focado nos desafios de cada um, é uma estratégia que tem dado certo em Itapevi. Aqui, nossas crianças não são uma massa homogenia, elas têm nomes, características individuais, e são tratadas com seriedade”, explica a prefeita Dra. Ruth Banholzer. 

Atualmente, o projeto atende 150 estudantes, em sua maioria, alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. No entanto, de acordo com o coordenador Ricardo Conceição Machado, um novo núcleo, desta vez no CEMEB Governador André Franco Montoro, Vila Dr. Cardoso, acaba de ser formado e beneficia 16 jovens do 6° ao 9° ano. “Por serem estudantes com idades entre 12 e 15 anos, fazemos um trabalho diversificado com eles e temos obtido muito sucesso”, avalia Ricardo.

Além do pólo Montoro, o projeto Gerações Unidas também é desenvolvido no CEMEB Bemvindo Moreira Nery (Cohab), no CEMEB Vereador Ubiratan José Chaluppe (Vila Gióia) e na Escola Municipal Vila Dr. Cardoso.

Seis grandes eventos realizados nessa terça (22), quarta (23) e quinta-feira (24) nos núcleos do projeto serviram para promover encontros entre alunos e professores envolvidos no Gerações Unidas. Inúmeras atividades foram desenvolvidas visando mostrar que qualquer dificuldade pode ser superada com uma dose extra de atenção e profissionalismo, marcas do governo de Dra. Ruth Banholzer

Relacionados