Prefeitura de Itapevi implanta placas de concreto para canalização do rio Barueri-Mirim

Canalizacao_RioBarueri_MirimAs obras de canalização do rio Barueri-Mirim – primeira etapa do grande projeto de macrodrenagem de Itapevi, visando o combate às enchentes – estão em pleno vapor.

Nesta semana, foi iniciada a colocação de placas de concreto no leito do rio, na altura da divisa com o município de Jandira. A ação vem sendo acompanhada pelo prefeito Jaci Tadeu, que nesta sexta-feira (05), vistoriou as obras e conversou com moradores.

“Como prefeito e como engenheiro, quero sempre que possível acompanhar o dia a dia dessas obras, que são as mais importantes da história da nossa cidade, e que vão dar fim a um problema antigo da nossa população”, afirmou o prefeito. As obras são frutos de um amplo projeto de macrodrenagem desenvolvido pela equipe técnica comandada por Jaci Tadeu, quando era secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura na gestão de Dra. Ruth Banholzer.

O intuito da ação é que a população dos bairros ribeirinhos não sofra mais com as enchentes em épocas de grande concentração de chuvas. Antes da colocação das placas de concreto, a Prefeitura executou no local a limpeza e a dragagem (escavação para aumento de profundidade) do leito do rio. “Ao todo, serão implantadas cinco mil peças de concreto no rio Barueri-Mirim, entre o Jardim Vitápolis e a região central. As placas, em formato de ‘L’, serão interligadas e adaptadas ao curso do rio e cada peça conta com 3,5m de altura”, ressaltou Jaci.

As ações de canalização não se limitam somente a maior via fluvial da cidade, o rio Barueri-Mirim. As obras contemplam ainda a canalização dos córregos Ribeirão do Sapiantã (entre o Jardim Santa Rita e a Cohab) e Paim (da altura do Parque Santo Antônio até o Parque Suburbano, na divisa com o município de Cotia). Também serão implantados três piscinões de retenção de águas, além da construção de passagens de veículos e pedestres.

Todas essas ações serão custeadas a partir de R$ 96,9 milhões em recursos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal, conforme o andamento dos serviços. Trata-se de um crédito que a Prefeitura possui com instituição bancária, que paga diretamente às empresas responsáveis pelas obras, conforme elas vão avançando as etapas do projeto.

 

Relacionados