Prefeitura de Itapevi e Instituto Eurofarma Implantam o “Educar para Reciclar”

Projeto_EducacionalA Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação e Cultura em parceria com o Instituto Eurofarma, implantou nas escolas da Rede Municipal de Ensino o projeto “Educar para Reciclar”.

O projeto, desenvolvido desde 2006, é voltado à educação ambiental e tem como objetivo integrar a preservação do meio ambiente e geração de renda por meio da coleta seletiva. Além disso, visa promover melhorias na qualidade de vida da população.

Dentre os diversos públicos de interesse, o Educar para Reciclar é destinado à comunidade. O público específico do projeto são educadores e alunos de escolas selecionadas, sendo que os benefícios se estendem aos familiares, demais funcionários, e à comunidade do entorno.

A primeira etapa do projeto em 2010, teve início na última sexta-feira (30), com o curso de formação dos educadores, que este ano é realizado por duas representantes da empresa 5 Elementos – Instituto de Pesquisa e Educação Ambiental. Elas aplicaram dinâmicas e apresentaram um vídeo, para que os educadores possam aperfeiçoar o seu trabalho desenvolvido em sala de aula e promover aproximação com a comunidade.

“Eu participo do projeto desde quando começou, e mesmo sendo uma professora readaptada, os professores me dão liberdade para passar o projeto para seus alunos. No ano passado o assunto foi abordado em sala de aula e ainda fizemos uma caminhada pelo bairro para conscientizarmos a comunidade sobre os cuidados do meio ambiente. Os resultados neste bairro foram que a própria comunidade participou nas limpezas de locais onde eram acumulados lixos”, comentou a professora do E.M. Flor de Liz, Kely Cristina da Silva Pereira.

A segunda etapa busca estimular a coleta seletiva e a reciclagem dos resíduos gerados pela escola, e a terceira é voltada à sala de aula, com atividades teóricas, práticas e dinâmicas, que além dos alunos, envolvem os pais e toda a comunidade.

A Prefeitura sempre esteve envolvida em projetos ecológicos. “É pela preocupação com os munícipes e com nossa cidade, que implantamos sempre projetos como este. Um exemplo é a coleta de óleo de cozinha usado, que é recolhido nas escolas municipais. O crescimento sustentável é a melhor forma de garantir o futuro de nossas crianças”, destacou a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Relacionados