Prefeito Jaci Tadeu entrega quatro novas ambulâncias ao SAMU de Itapevi

Jaci__Entrega_ambulanciasO Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) de Itapevi já conta com quatro novas ambulâncias de suporte básico de vida.

Conquistados pela Prefeitura junto ao Governo Federal, os novos veículos foram entregues nessa segunda-feira (04) pelo prefeito Jaci Tadeu.

De acordo com o SAMU Regional Oeste, todas as ambulâncias são modelo 2013, zero quilômetro, e já foram prontamente colocadas em circulação. Os veículos antigos, no entanto, não serão descartados, passando a compor a frota de reserva e apoio a outros municípios da região.

A renovação da frota é um procedimento do Ministério da Saúde. Em Itapevi, desde que o SAMU foi implantado, em 2006, esta foi a segunda vez que os veículos foram substituídos. A primeira renovação havia acontecido em 2010.

“É uma grande satisfação poder entregar estas novas ambulâncias ao SAMU, equipe que realiza um trabalho exemplar em nossa cidade. Proporcionar melhores condições de trabalho ao profissional de saúde é investir também na qualidade do atendimento à população”, comentou o prefeito Jaci Tadeu, acompanhado do secretário de Higiene e Saúde, dr. Fábio Tangerino.

O SAMU é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia, com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

Realiza também o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre os primeiros procedimentos. 

Durante o mandato da ex-prefeita Dra. Ruth Banholzer, o SAMU recebeu uma nova base, que vem proporcionando melhores condições de trabalho aos profissionais da Saúde. Instalada em uma área dentro das dependências do Pronto Socorro Municipal – na rua José Michelotti, 300, Cidade Saúde -, a base dispõe de salas de regulação, coordenação, reunião, administração, três dormitórios (masculino, feminino e para suporte avançado), vestiário, almoxarifado e copa.

O contato com o departamento ainda foi incorporado à Rede Integrada de Radiocomunicação, que, por meio do número 199, unificou e agilizou o serviço realizado por diversos departamentos da Prefeitura, tais como a Guarda, o Demutran, o Pronto Socorro, a Defesa Civil e o Departamento de Fiscalização de Posturas.

 

 

 

 

 

Relacionados