Prefeito Igor lança Cidade Bela para revitalizar Itapevi

O prefeito de Itapevi, Igor Soares, lançou neste sábado (15) o programa Cidade Bela, que irá recuperar o centro da cidade com uma série de intervenções urbanísticas, além de ampliar os serviços de zeladoria em todos os bairros do município. O lançamento aconteceu em cerimônia na Praça 18 de Fevereiro. 

O marco inicial do programa, que será contínuo, foi a entrega de 10 novos caminhões compactadores 0km com capacidade de coletar 15m³ de lixo doméstico, que irão substituir os antigos, e uniformes para todos os profissionais que trabalham na limpeza e zeladoria urbana. 
 
Nesta primeira ação, também foram entregues veículos reformados para coleta seletiva, cata-bagulho, caminhão pipa, caminhão compactador com capacidade de 5m³ e oito caminhões com cabine para transporte de materiais e funcionários. 
 
“Mais que um programa de revitalização e manutenção, esta ação irá resgatar a admiração do itapeviense pela cidade. Queremos que cada morador da nossa cidade tenha orgulho de viver aqui”, disse o prefeito Igor Soares. “Esse é só o primeiro passo”, afirmou. 
 
Igor adiantou que nos próximos dias a cidade contará com caminhão de varrição automatizada, veículo para aspirar sujeiras em praças e canteiros, implantação de contêineres, instalação de lixeiras, sinalização de trânsito vertical e horizontal e a retirada da passarela inativa da CPTM, no centro da cidade, dentre outras ações. 
 
“O trabalho da equipe de limpeza ficará muito mais rápido e ágil com planejamento, organização e equipamentos de ponta”, explicou Igor.  A entrega dos equipamentos é fruto de um acordo entre a Prefeitura e a EcoIta, empresa responsável pela limpeza e conservação do município.  
 
“Quando chegamos à Prefeitura, percebemos que os caminhões e os equipamentos estavam defasados”, disse o prefeito. “Cobramos a empresa e agora trouxemos essas melhorias para a nossa cidade”, finalizou. Para o vice-prefeito Marcos “Teco” Godoy, o programa irá “marcar a gestão” no segundo semestre deste ano. “A Prefeitura vai reestruturar o centro de maneira nunca vista”, disse.
 
Próximas ações
No dia 22 deste mês, a administração dará início ao recapeamento de ruas do Setor A da Cohab I. Três dias depois, em 25 de julho, serão entregues novos equipamentos para automatizar a varrição e a limpeza das vias públicas municipais. 
 
O que é o Cidade Bela? 
O programa contempla uma série de ações para recuperar a região central de Itapevi e ampliar os serviços de manutenção e zeladoria em todos os bairros do município.  
Ele consiste na renovação da frota atual de coleta de lixo, acréscimo de modernos equipamentos para ajudar e colaborar na limpeza da cidade, entrega de novos uniformes e novo sistema de coleta por meio de contêineres.
 
O objetivo é deixar o município mais bonito, resgatando a autoestima dos itapevienses pela sua cidade. “Trata-se de um novo sistema de limpeza de dar orgulho ao povo de Itapevi”, afirmou Igor. 
 
Para isso, a Prefeitura também realizará uma série de intervenções urbanísticas, com ações de paisagismo e recuperação de praças e canteiros centrais, reforçando a poda de árvores, a retirada de pichações e a limpeza de vias públicas. 
 
Também estão previstas obras para readequar o trânsito em pontos estratégicos da cidade, com a implantação de semáforos inteligentes e o reparo de sinalizações. Haverá também obras de acessibilidade e a instalação de novos pontos de ônibus. 
 
Cidade Bela No Seu Bairro
A Prefeitura também criou uma versão local do programa, chamada Cidade Bela No Seu Bairro. Ele consiste na realização de mutirões constantes para atender toda a cidade com os serviços de limpeza de ruas, pintura de guias e postes, retirada de detritos de bueiros e corte de mato. 
 
O Cidade Bela No Seu Bairro será lançado no dia 22 de julho, na Cohab. 
 

Relacionados