Por reintegração, usuários de CAPS de Itapevi comercializam artesanato

Pacientes do CAPS Adulto de Itapevi (Centro de Atenção Psicossocial) estão comercializando produtos de artesanato (peças de biscuit, patchwork embutido e caixas decoradas). A produção integra um projeto desenvolvido pelo Grupo Modelarte, composto por usuários do serviço de Saúde Mental do município. A iniciativa tem como objetivo estimular a geração de renda solidária, trabalho e reabilitação psicossocial.

Os produtos podem ser adquiridos na sede da Prefeitura (Avenida Presidente Vargas, 405 – Vila Nova) até quarta-feira (9). Já na quinta (10) e sexta (11), a feira será realizada na Secretaria de Saúde (Rua Dimarães Antônio Sandei,123 – Vila Nova Itapevi) – em todos os dias, o horário é das 8h às 17h.

A ação é promovida pela Prefeitura, por meio da coordenação de Saúde Mental ligada à Secretaria de Saúde e Bem-Estar de Itapevi. O Grupo Modelarte surgiu em 2009 na cidade e é composto por usuários e ex-usuários atendidos pelo CAPS II Espaço Conviver (Jardim Portela). Atualmente, são 10 pessoas beneficiadas pelo projeto.

O coordenador de Saúde Mental, Luiz Naporano, explica que os artesãos costumam participar com frequência de feiras de redes de saúde mental e de economia solidária como a Ecosol, um espaço de articulação de experiências de inserção no trabalho constituídos por trabalhadores que são usuários da Rede de Saúde Mental do Estado de São Paulo.

“O Modelarte surgiu como alternativa de trabalho e de inclusão social deste grupo de pessoas. Há o envolvimento de recursos financeiros, mas sempre seguindo e respeitando os pressupostos da economia solidária. Escolhemos, neste momento, a Prefeitura por ser um lugar de grande circulação de público e de boa aceitação popular”, disse Naporano. 

Desde a sua implementação, a estimativa é de que cerca de 40 usuários do serviço de Saúde já tenham sido atendidos. As vendas são feitas em diversos pontos da cidade e fora dela com aviso prévio de parceiros.

Relacionados