PALESTRA CAPACITA PROFESSORES ITAPEVIENSES PARA ENSINO COM INCLUSÃO

Alfabetizar__AutismoEducadores itapevienses de diversas áreas de ensino participaram nesta sexta-feira (28), da palestra sobre Alfabetização de Alunos com Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD ou Autismo), com a psicopedagoga Valéria Campinas Braunstein, que atua na área clínica e educacional há 20 anos.

O curso foi realizado no Auditório Profº Darcy Ribeiro, na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e contou com a participação de cerca de 80 profissionais.

A palestra teve como objetivo aprofundar conhecimentos dos profissionais da rede municipal no atendimento aos alunos que apresentam algum tipo de deficiência. Segundo a Secretaria de Educação e Cultura, são atendidos nas escolas municipais 246 alunos portadores de deficiência física ou mental. “Até pouco tempo atrás, esses alunos eram atendidos em uma única escola da cidade, mas muitos deles apresentam condições de aprendizagem junto às outras crianças”, explicou o secretário prof. Edgard José Fiusa.

A política educacional da Prefeitura de Itapevi privilegiou a inclusão destes alunos nas escolas municipais, atendendo a princípios da Política Nacional de Educação Especial. Para atendimento desta nova demanda, a Secretaria de Educação e Cultura criou o NEEI (Núcleo Especializado de Educação Inclusiva), que tem oferecido palestras como estas aos professores que passaram a ministrar aulas a este público.

Ao início da palestra, foi apresentado um vídeo sobre um paciente, de 24 anos, portador de TGD e alfabetizado pela palestrante. O jovem passeia por diversos lugares, lendo as placas de referência e apontando, ou escrevendo, sobre os lugares ou coisas que deseja pra si. Ela comenta sobre as dificuldades existentes durante o processo de aprendizagem, mas ressalta a satisfação e alegria ao ver os resultados em prática.

Valéria disse que as técnicas utilizadas e a maior parte dos ensinamentos são realizadas utilizando-se o Método Integral. Criado na Argentina, na década de 60, pelo professor Oscar V. Oñativia, o Método Integral consiste em uma proposta de ensino para aquisição da leitura e da escrita, que visa comunicação e interação baseada na Psicogênese. Após a palestra, os professores foram submetidos à elaboração de uma atividade pedagógica, utilizando cartolinas, papelão, velcro e EVA, caixinhas, cola, lápis de cor, dentre outros materiais, produzindo ferramentas de ensino que estimulem a criatividade e a percepção de forma lúdica e dinâmica.

Esta não é a primeira das palestras oferecidas pela equipe do NEEI aos professores da rede municipal. Em reuniões anteriores, profissionais puderam aprender mais sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e sobre o Sistema Braile. Palestras e cursos sobre temas enriquecedores ao currículo profissional dos educadores itapevienses são oferecidos periodicamente pela Prefeitura de Itapevi. “O objetivo dessas atividades é garantir cada vez mais qualidade ao ensino oferecida às nossas crianças, com profissionais capacitados e ambientes propícios ao desenvolvimento educacional”, comentou a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Relacionados