BOLSISTAS DO CONEXÃO JOVEM JÁ ATUAM EM SETORES DA PREFEITURA DE ITAPEVI

_Conexo_Jovem2É seguro afirmar que com a criação do projeto Inclusão Jovem – em 2005 – e após sua consolidação como programa Conexão Jovem – em 2009 – a cidade de Itapevi demonstrou pioneirismo e está à frente de muitos municípios quando o assunto é capacitação profissional de jovens que estão na faixa etária entre 16 e 18 anos.

Mantido pela Prefeitura, o programa é considerado como uma das maiores conquistas da atual administração e visa preparar os adolescentes estudantes de escolas públicas para o mercado de trabalho. Durante período de estágio, os participantes atuam na Rede Municipal de Ensino, onde podem aprender uma profissão. Além do aprendizado, os selecionados têm direito a uma bolsa-auxílio no valor do salário mínimo.

No mês de março, mais de mil jovens participaram de um processo seletivo, que envolveu prova escrita com questões sobre conhecimentos gerais de ensino médio, noções de informática e uma redação.  Dentre eles, 250 estudantes foram selecionados e já estão atuando nas escolas municipais, onde são responsáveis pelo apoio aos professores durante as aulas de informática nos laboratórios, além de também atuarem nos demais departamentos da Prefeitura.

“Em 2009, quando o programa Conexão Jovem foi implantado, contávamos com 28 laboratórios de informática nas escolas. Hoje já temos 30 e a partir de junho teremos 36. Estes dados demonstram a evolução do ensino nas escolas públicas e uma maior atuação dos jovens, pois atualmente, todas as escolas contam com os estagiários do Conexão”, afirma o secretário de Educação e Cultura, prof. Edgard José Fiusa.

Ele reforça que os equipamentos estão instalados em salas amplas e os alunos usufruem de toda modernidade, incluindo acesso à internet com banda larga. “Quanto mais melhoramos a qualidade de aprendizagem dos alunos das escolas municipais, automaticamente estamos melhorando a condição de trabalho dos jovens estagiários”, ressalta o secretário de Educação e Cultura.

Antes de começar o estágio efetivamente, no final de abril, os jovens participaram de uma capacitação oferecida por profissionais da Secretaria de Educação e Cultura e receberam informações sobre projetos educacionais, nutrição, recreação, informática e inclusão educacional.

Além de proporcionar ao jovem melhores condições de conseguir o primeiro emprego por meio da experiência adquirida no estágio, o Conexão Jovem também capacita os adolescentes para que eles tenham sucesso no ENEM e consigam ingressar em faculdades públicas, por exemplo. Além disso, palestras relacionadas a assuntos do cotidiano dos jovens são ministradas constantemente.

“Este programa não visa somente à capacitação profissional do adolescente. Ele vai além, porque também temos a preocupação de formar o cidadão. E é gratificante ver que muitos alunos, ao encerrarem o período de estágio conosco, são colaboradores de grandes empresas ou ainda dão continuidade aos estudos ingressando na faculdade”, salienta a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

 

Relacionados