Lula e Dra. Ruth prestigiam formatura do

Formatura_programaNessa terça-feira (01), a prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, esteve mais uma vez ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, desta vez para participar da formatura do curso profissionalizante de Pedreiro-Azulejista, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal.

 A entrega oficial dos certificados de conclusão foi realizada no Clube Atlético Juventus, na capital Paulista, e contou com a participação de 36 alunos de Itapevi.

Também compareceram ao evento os ministros Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência da República), Marcio Fortes (Cidades), Márcia Lopes (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e Carlos Lupi (Trabalho e Emprego); o senador Aloizio Mercadante; e os deputados federais Milton Monte e José Mentor.

Promovido em Itapevi durante o ano de 2009, o curso de Pedreiro-Azulejista foi oferecido aos beneficiários do programa Bolsa-Família. Somado aos cursos de Almoxarifado-Mestre de Obras, Encanador-Eletricista e Gesseiro-Pintor, o curso é fruto de mais uma vitoriosa parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Itapevi. “Este convênio com o Governo Federal foi muito importante, pois representou mais uma grande oportunidade para que o munícipe adquirisse uma nova profissão. Agora, todos estão aptos a ingressar no mercado de trabalho, gerando renda a partir do que aprenderam, explicou Dra. Ruth.

Além de Itapevi, também participaram do programa, intitulado de Próximo Passo, outras seis cidades do Estado: São Paulo, Ferraz de Vasconcelos, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e São Vicente, totalizando mais de 1,5 mil pessoas atendidas. Todas tiveram a chance de receber qualificação profissional, por meio de cursos com duração média de 200 horas dividas em teoria e prática. Durante a solenidade, representantes de grandes empresas da área da Construção Civil realizaram, em ato simbólico, a assinatura da carteira de trabalho dos formandos.

Em pronunciamento, Lula ressaltou a grande participação das mulheres nos cursos oferecidos pelo Próximo Passo. “Foi-se o tempo em que a mulher permanecia em casa, realizando os serviços domésticos, sem perspectiva de vida e totalmente dependente do marido. Hoje, ela busca sua capacitação e prova para todos nós que tem grande competência para exercer qualquer profissão”, comentou o presidente.

Próximo Passo

O programa Próximo Passo é uma política pública de qualificação profissional realizada pelo Governo Federal ― por meio dos ministérios do Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Turismo ― em conjunto com empresários e trabalhadores. O programa é parte de processo de inclusão social que proporciona cidadania por meio da qualificação profissional de brasileiros que vivem em situação pobreza. O Próximo Passo busca o desenvolvimento e a inclusão social pelo trabalho, criando oportunidades concretas de colocação de trabalhadores no mercado formal

Além de São Paulo, no setor da Construção Civil, o programa de qualificação atende famílias das regiões metropolitanas de outras 18 capitais do país. Beneficiários do Bolsa Família de 22 cidades brasileiras também são atendidos pelo Próximo Passo por meio de cursos na área do Turismo, como garçom, cozinheiro, padeiro, barman, mensageiro, camareiro e auxiliar de eventos.

 

Relacionados