Médicos de Itapevi e região participam de treinamento para prevenção ao tracoma

treinamento_prevencao_tracomaO tracoma é uma doença ocular causada por uma bactéria e acomete principalmente crianças.

Pode não apresentar sintomas e a transmissão acontece com o contato direto com quem tem tracoma (principalmente através das mãos e objetos contaminados).

A prevenção se dá com a higiene das mãos e do rosto com água e sabão várias vezes ao dia. O tratamento é fácil, mas caso não seja descoberto e tratado de forma correta,o tracoma pode prejudicar a visão ou em alguns casos levar a cegueira.

Visando prevenir e combater a disseminação da doença na região, o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) vem realizando, na Secretaria de Higiene e Saúde de Itapevi, um treinamento para médicos da rede pública.

Esse treinamento, realizado pelo CVE com apoio da Prefeitura de Itapevi, tem como objetivo atualizar e repadronizar os profissionais acerca do diagnóstico da doença, dos procedimentos que devem ser tomados e de que maneira a população deve ser abordada. Nessa primeira reunião, cerca de 30 médicos de 15 municípios do GVE X acompanharam as atividades oferecidas pela equipe palestrante, formada por especialistas do CVE.

“Essa treinamento acontece para repadronizar os examinadores antes da realização do inquérito domiciliar, 2ª fase do projeto de eliminação do tracoma como causa de cegueira da Organização Mundial da Saúde. A primeira fase consiste no exame de uma amostra de escolares de 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública”, comentou a oftalmologista dra. Vera Joseph, vinculada ao CVE.

A especialista, que atua na rede pública de saúde de Itapevi , percorre escolas municipais, examina estudantes e também a família dos casos encontrados faz o tratamento e orienta  sobre as ações preventivas. Na segunda fase, uma amostra de domicílios será examinada com a intenção de orientar e prevenir a população a respeito da doença.

O treinamento, que teve seu primeiro encontro na última terça-feira (12), terá continuidade nos dias 19 e 26 de junho, também na sede da Secretaria de Higiene e Saúde, e os profissionais receberão certificados de participação. “Reuniões como esta permitem ampliar a qualidade do atendimento ao munícipe, por meio da qualificação e enriquecimento do currículo dos profissionais de saúde, uma das marcas da administração atual”, comentou o secretário de Higiene e Saúde, dr. Sidney Sepulcre.

Relacionados