Jaci Tadeu quer agilidade na ampliação de serviços da Sabesp em Itapevi

JaciTadeu_SabespNa tarde dessa segunda-feira (03), o prefeito Jaci Tadeu esteve na Câmara Municipal de Barueri participando de uma reunião realizada pela Sabesp.

O motivo do encontro, que contou com a presença de representantes dos municípios que englobam a Região Oeste da Grande São Paulo, foi apresentar um diagnóstico das obras em andamento e previstas para início em 2014 de acordo com a necessidade de cada cidade.    

Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano, Walter Hasegawa, o prefeito aproveitou a oportunidade para pedir agilidade nos serviços oferecidos pela concessionária dentro do município. Além disso, ele destacou a situação do bairro Mont Serrat, que faz divisa de Itapevi com São Roque. “Temos uma população representativa no bairro  que necessita ter acesso ao saneamento básico e à água encanada”, alertou o prefeito.

Durante a reunião o superintendente de Unidade Negócio Oeste, Milton de Oliveira, apresentou o índice de cada município abastecido pela concessionária na Região Oeste da Grande São Paulo, que conta com um investimento avaliado em mais de 400 milhões, para 2013 e 2014. De acordo com dados da companhia, Itapevi conta atualmente com 91% de água tratada, 55% de coleta de esgotos e 32% de tratamento de esgotos. A estimativa da companhia é de que até 2016, o município itapeviense conquiste 100% de água tratada e 80% de coleta e tratamento de esgotos. 

Dentre as principais obras em andamento estão: adequação do setor de abastecimento de água na região de Amador Bueno; implantação de 7 km de coletores de esgotos (coletores-tronco secundários São João do Barueri, São João do Barueri 7, Professor Dimarães, Professora Maria Z. de Carvalho e Floriza Nunes Camargo); ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Barueri de 9 para 16m³/s e Programa Córrego Limpo (realizado no córrego da rua Roque Alves Mendes).

A concessionária também prevê obras para início em 2014 no município. Dentre as relacionadas ao abastecimento de água estão: adequação do setor Alto da Colina; duplicação da adutora Itapevi/Jandira; ampliação dos centros de reservação Itapevi-Centro, Jardim São Carlos e Amador Bueno para 30 mil m³.

Já as obras previstas relacionadas à coleta e ao tratamento de esgoto a lista apresenta: implantação de 7 km de coletores (coletores-tronco ID Cobrape, Vila Aurora, Amador Bueno, Iracema e coletores-tronco sedundários) e implantação de 5km de coletores (coletores-tronco Santa Rita, Sapiantã, coletor-tronco 3, Jardim Itaquiti, estação elevatória e linha de recalque Cohab Casinhas). 

Jaci aproveitou ainda para agradecer a relação estreita estabelecida entre a Prefeitura e a companhia. “O relacionamento claro e sério entre a Sabesp e o nosso município é muito importante. A cada dia, com o comprometimento e o diálogo constantes, garantimos mais qualidade de vida ao nossos munícipes com abastecimento de água e esgoto tratado”, ressaltou o prefeito.

A reunião contou com a presença de representantes dos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista; da diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena; do diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato; além de outros colaboradores da concessionária.        

Relacionados