Creche noturna de Itapevi é destaque na mídia nacional

creche_noturna_ItapeviO serviço de creche noturna, oferecido pela Prefeitura de Itapevi, foi tema de uma grande reportagem exibida pela Rede Record de Televisão, nesta quarta-feira (05).

O programa Hoje em Dia entrevistou profissionais, educadores e pais de alunos da Rede Municipal de Ensino de Itapevi, apresentando o projeto que é realizado em pouquíssimas cidades brasileiras, mas de extrema importância para mães e pais que necessitam trabalhar ou estudar à noite.

A equipe da rede de televisão veio à cidade na segunda-feira (03) e por cerca de cinco horas, acompanhou os trabalhos realizados nos CEMEBs Prof. Irany Toledo Moraes e Vereador Ubiratan José Chaluppe. Foram registradas atividades pedagógicas que são trabalhadas com as crianças, o momento das refeições e descanso, até a chegada dos pais, no horário da saída.

As creches noturnas funcionam dentro das escolas convencionais, atendendo entre as 13h e 22h30 e beneficiando diretamente 145 crianças de até 3 anos. Esse projeto educacional que permite que as crianças permaneçam na creche no horário noturno é pioneiro. A reportagem ressaltou que no país, Itapevi é uma das primeiras a oferecer o serviço gratuitamente à população junto com duas outras cidades, sendo elas, Curitiba e São José dos Campos.

Acompanhando a reportagem, o secretário de Educação e Cultura, César Pimentel, falou sobre a viabilidade do projeto em Itapevi. “Trata-se de uma grande demanda da nossa população que está sendo sanada, mas que gera um custo ínfimo para os cofres públicos, uma vez que somente precisamos adequar as instalações e profissionais ao serviço”, destacou o secretário, acrescentando que outros municípios já o procuraram para conhecer e implantar o projeto em suas cidades.

Em Itapevi, pais e mães que precisam se integrar ao mercado de trabalho e necessitam deixar aos filhos em um local seguro, adequado e próprio para seu desenvolvimento educacional contam desde março com o serviço de creche noturna. A medida foi estabelecida pelo prefeito Jaci Tadeu em função do crescimento do papel da mulher de Itapevi no processo de desenvolvimento industrial e comercial da cidade.

“A implantação das creches noturnas, aliada à construção de novas unidades e a consequente ampliação do número de vagas é uma de nossas grandes ações na área de educação. Estamos cumprindo um objetivo de governo, que é dar tranquilidade a mães e pais para que possam ocupar as vagas de emprego que surgem diariamente em Itapevi”, finalizou Jaci.

Relacionados