Itapevi promove Caminhada Rosa, iniciativa de conscientização na prevenção ao Câncer de Mama

A Caminhada dará início às ações do Outubro Rosa em Itapevi. A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde e em parceria com a Secretaria de Educação, realizará atividades de conscientização e orientação às itapevienses sobre a importância da prevenção ao Câncer de Mama.

Engajada na mobilização da campanha Outubro Rosa, Itapevi participa do  movimento mundial  que ocorre todos os anos durante o mês de outubro. Em sinal de apoio à ação, o município deixará o Paço Municipal, Câmara e Cristo com iluminação rosa até o final do mês.

A fim de levar essa informação à população, ao final da Caminhada Rosa, as participantes irão receber orientações da Coordenadora da Saúde da Mulher Drª Márcia Chico, além de ouvirem o depoimento de uma ex-paciente que venceu o câncer após rigoroso tratamento. O evento acontecerá no próximo dia (14), às 9h30,  o local escolhido para concentração e ponto de partida da Caminhada, foi em frente ao  Itashopping, rua Leopoldina de Camargo – Centro,  onde dezenas de mulheres irão se reunir  para participar da ação que tem por objetivo chamar  atenção a necessidade dos cuidados com a saúde da mulher, principalmente pelo fato, de que quando diagnosticado precocemente o câncer tem mais chances de ser sanado. A Caminhada  percorrerá as ruas  Manuel Alves Mendes, Cesário de Abreu e  Rubens Caramez, finalizando na Praça 18 de Fevereiro.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre as mulheres. Não só no Brasil, mas como em todo o mundo, essa doença afeta milhares de pessoas. Por conta disso, há cerca  de  30 anos, nos Estados Unidos nasceu o movimento de conscientização da prevenção ao Câncer de Mama. Com o passar dos anos outros países  adotaram essa iniciativa. Atualmente a mobilização se tornou parte do calendário oficial em quase todo mundo.

Para aprender a realizar o autoexame, consulte as orientações no site da Prefeitura, www.itapevi.sp.gov.br

 

Relacionados