Criado para aliar esporte e educação entre crianças e jovens da cidade, o Centro de Iniciação Esportiva e Social de Itapevi (CIESI) tem sido uma ferramenta importante para o desenvolvimento social de milhares de adolescentes, e conta com o trabalho de 22 profissionais atuando em 17 núcleos.
De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, atualmente os esportes oferecidos pelo CIESI são frequentados por mais de 1,7 mil jovens.
São desenvolvidas atividades como ginástica, futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol, xadrez, judô e damas. As aulas acontecem em diferentes pontos da cidade e recebem o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer. De acordo o coordenador de esportes, prof. Daniel Moraes de Oliveira, os núcleos estão localizados nos CEMEB’s Benvindo M. Nery, Tarsila do Amaral, Dona Floriza Nunes de Camargo, Dra. Zilda Arns Neumann, Vereador José Ubiratan Chaluppe, Maria Zibina de Carvalho, Cândido Portinari, José dos Santos Novaes, Maestro Gilberto de Pinho, CDHU Residencial das Flores e Prof. Edevaldo Caramez, além do Ginásio Municipal, Campo Santa Rita, Estádio Municipal, CDHU Vila Gióia, Campo Amador Bueno e Jardim Rainha.
Somente no Ginásio Municipal, por exemplo, são beneficiadas cerca de 430 crianças e jovens nas modalidades de basquete, futsal, ginástica, handebol e vôlei. “O CIESI foi criado com o objetivo de aliar esporte e educação entre jovens da cidade. Isso faz com que ocupem seu tempo e os mantém longe das ruas e da criminalidade”, destaca Dra. Ruth Banholzer.
Devido à contratação de mais cinco estagiários, a Secretaria de Educação e Cultura realizou no dia 28 uma reunião com os novos membros. “Apresentamos o projeto de trabalho realizado no CIESI e também fizemos a reavaliação do primeiro semestre para, assim iniciarmos as atividades do segundo”, explica Daniel.