Dra. Ruth participa de fórum educacional sobre bullying na Câmara de Vereadores de Itapevi

frum_bullying1_Durante abertura de um fórum educacional sobre bullying, nesta quinta-feira (30), a prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, salientou a importância da educação na prevenção e combate a práticas de humilhação e intimidação nas escolas e na sociedade.

“Temos de educar nossas crianças para uma mudança de comportamento. Ajudar a corrigir, mas com a consciência de que não podemos obrigar esta mudança da noite para o dia. Neste contexto de mudança diária, a educação – com a participação dos professores e dos pais – é fundamental”, disse Dra. Ruth.


A abertura ocorreu na Câmara de Vereadores de Itapevi, contando com a presença do presidente Luciano de Oliveira, dos vereadores Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), Julio Cesar Portela e Adilson Peres, além do secretário de Educação e Cultura, prof. Edgard Fiusa, do diretor do Departamento de Educação, prof. Fábio Andrade e da dirigente regional de ensino de Itapevi, prof.ª Marta Maria Campos. Profissionais da educação de Itapevi também se fizeram presentes no evento e debateram o tema.

Segundo a dirigente, a prática do bullying tem como incitador o exemplo, que muitas vezes vem de dentro da própria família. “Criança vê, criança faz. Nós, adultos, somos suas referências. Quantos exemplos de bullyng oferecemos às nossas crianças dentro de nossas próprias casas?”, questionou prof.ª Marta.


frum_bullying_2

Comandando os trabalhos, o vereador Julio Portela conceituou o Bullying, que é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender.

Segundo o vereador, muitas vítimas de bullying desenvolvem problemas emocionais, dificuldades de aprendizagem e diminuição da auto-estima. Logo após a palestra, os profissionais de educação puderam trocar informações sobre o tema. Segundo a Câmara Municipal, o fórum prossegue nesta sexta-feira (01 de julho).

Relacionados