Cursos profissionalizantes são oferecidos aos moradores de Itapevi

cursos_Centro_trabalhadorDados divulgados pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) apontam que Itapevi figura entre as 25 melhores cidades paulistas no quesito empregabilidade.

A informação oferecida pelo órgão fluminense vem de encontro aos dados de empregabilidade verificados pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Itapevi, entre os meses de agosto e setembro, quando mais de mil moradores foram encaminhados às vagas de emprego.

“Muitas dessas vagas foram criadas dentro do próprio município, pelas empresas que estão se instalando em Itapevi e absorvendo a mão-de-obra local”, comenta o secretário de Emprego e Desenvolvimento Social, Jaci Pinheiro da Silva. No entanto, o grande entrave a esta ocupação de vagas está na qualificação profissional de muitos candidatos, que muitas vezes está abaixo do solicitado pelas empresas.

A questão está sendo solucionada por meio de ações conjuntas entre a Prefeitura de Itapevi e entidades como o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), órgão vinculado à Federação de Indústrias de São Paulo. A entidade disponibiliza cursos profissionalizantes de curta duração gratuitamente aos moradores da cidade, na sede do Centro Municipal de Formação Profissional, na Vila Nova Itapevi.

De acordo com a Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Social, a Prefeitura ficou responsável por organizar as turmas e fornecer o local para aplicação das aulas. Já a elaboração e o fornecimento dos materiais didáticos, a emissão do certificado, o contrato e pagamento dos professores, assim como o suporte necessário para atividades teóricas e práticas, estão a cargo do SENAI.

Desde o início do ano, mais de 200 munícipes puderam aprender uma nova profissão e enriquecer o currículo profissional com apoio da Prefeitura e do SENAI. Os primeiros cursos, oferecidos no início do ano, foram voltados à área de Construção Civil – Pedreiro Assentador, Pedreiro Revestidor, Pintor de Obras e Instalador Hidráulico. Três turmas devem concluir atividades no próximo mês.

Além da parceria com o SENAI, a Prefeitura iniciará na próxima semana um novo curso gratuito, por meio do programa Emprega São Paulo e do Centro Paula Souza. Serão disponibilizadas trinta vagas para o curso de Camareira, que será aplicado no Centro de Formação Profissional em 42 dias. Segundo o Emprega São Paulo, serão ministradas aulas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Para a participação no curso, as alunas receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 330,00 (incluindo vale-transporte no valor de R$ 120,00), em três parcelas.

Relacionados