Ações da Prefeitura aumentam percentual de cura da tuberculose em Itapevi

Indice_de_cura_tuberculoseA Tuberculose é uma doença responsável por dois milhões de mortes por ano no mundo, sendo que a maioria delas são causadas pelo abandono do tratamento ou descobrimento tardio.

Visando o combate à doença, a Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Higiene e Saúde, vem trabalhando juntamente às equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Unidade de Saúde da Família (USF), obtendo excelentes resultados.

Uma das ações da administração é o Tratamento Supervisionado, realizado pela Divisão Técnica de Vigilância Epidemiológica, que auxilia o paciente a comparecer todos os dias a uma unidade de saúde próxima para tomar medicação, acompanhado da presença de um profissional.

O tratamento tem duração de seis meses e a medicação é gratuita, distribuída pelo Programa de Controle da Tuberculose nas unidades. Essa estratégia visa acelerar o diagnóstico dos casos e reduzir as taxas de desistência do tratamento.

Com o objetivo de orientar a população e detectar possíveis casos da doença no município, profissionais da saúde realizam também a busca ativa, onde orientam pessoas que apresentem sintomas da doença, fazendo o exame de escarro para a confirmação e agendamento de consulta médica.

O trabalho vem sendo reconhecido pelas autoridades competentes no assunto. A Divisão Técnica de Vigilância Epidemiológica de Itapevi conquistou um prêmio no Fórum Estadual de Tuberculose, realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, na manhã desta terça-feira (28).

Atingindo a cura e o tratamento de mais de 85% dos casos, Itapevi foi premiada com Título de Qualidade no Controle da Tuberculose, que foi entregue pela secretária adjunta da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Clélia Maria Aranda, às mãos da enfermeira Marta Chiovetto, responsável pelo Programa de Controle da Tuberculose no município e representante da Secretaria de Higiene e Saúde e do secretário de Higiene e Saúde, Sidney Sepulcre, no evento.

“Nossa administração tem realizado diversas campanhas de saúde, orientando e instruindo a população. Muitas doenças podem ser evitadas através da informação, uma das grandes ferramentas disponíveis para se evitar diversos tipos de contágio”, afirma a prefeita, Dra. Ruth Banholzer, que também é médica.

As Unidades Básicas de Saúde e as Unidades de Saúde da Família estão disponíveis para realização de exames, sem agendamento de consulta médica. Os profissionais da recepção dos UBS´s estão atentos aos pacientes, que, caso percebam tosse persistente, encaminharão os mesmos para coleta de exame.

Relacionados