Prefeitura de Itapevi instala Central de Combate à Dengue

_Central_Combate__DengueA Prefeitura de Itapevi implantou uma central para o controle do avanço da dengue no município. Instalada nas dependências do Pronto Socorro Municipal, a central oferece aos servidores do Departamento de Vigilância Epidemiológica – Controle de Vetores, maior conforto e melhores condições para elaboração de planejamentos na prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti.

Segundo o departamento, foram confirmados 24 casos da doença durante o ano, sendo treze casos autóctones (ocorridos dentro dos limites do município) da doença, onze importados (vindos de outras cidades) e três ainda estão em estudos. Os números, abaixo dos registros apontados em toda a região, são frutos da atuação dos agentes de saúde responsáveis pelo controle de vetores na cidade.

“Trata-se de uma atuação muito eficiente, um trabalho maravilhoso desenvolvido por vocês, que formam uma das melhores equipes da região”, comentou o chefe de gabinete da Secretaria de Higiene e Saúde, dr. Reinaldo Gil, durante um café da manhã oferecido aos agentes, na quinta-feira (30). Participou do encontro o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, dr. Ubiratan Carvalho, e o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano de Itapevi, Jaci Tadeu da Silva.

O vice-prefeito elogiou a atuação dos agentes que, segundo ele, são os grandes responsáveis pela redução do número de casos em Itapevi. “Sabemos das dificuldades que vocês encontram no dia-a-dia do combate à dengue, uma vez que muitos moradores acabam por se recusar a permitir a entrada dos profissionais em casa para eliminar os criadouros. Peço que vocês tenham paciência com essas pessoas, e que insistam para que todos tomem os devidos cuidados contra a doença”, disse Jaci, acrescentando que gostaria de acompanhar algumas das visitas casa a casa dos agentes.

A Secretaria de Higiene e Saúde irá elaborar um plano de contingência para ampliar o combate ao mosquito da dengue na cidade, estendendo orientações aos moradores e aos profissionais da saúde. O serviço de telagem de reservatórios de água, de eliminação de criadouros e de visitas a pontos estratégicos, mantidos durante todo o ano, serão reforçados pela administração municipal, com vistas à chegada do período de chuvas, época de maior incidência de reprodução do Aedes Aegypti.

“Nosso objetivo é impedir que o número de casos da dengue volte a atingir patamares registrados no passado, quando muitos munícipes foram infectados e a cidade viveu uma epidemia. Para isto, contamos com a eficácia dos nossos agentes e, sobretudo, com a colaboração dos moradores, que devem tomar os cuidados já bastante conhecidos por todos”, destacou a prefeita Dra. Ruth Banholzer. Entre as medidas já amplamente conhecidas são colocar tela na caixa d’água e outros reservatórios de água e esvaziar vasos de plantas e outros objetos que possam acumular água.

Relacionados