Abril é mês de campanha de vacinação contra a gripe em Itapevi

_Vacinao_GripeA Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Higiene e Saúde, iniciará no dia 25 de abril a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe). A ação será promovida até o dia 13 de maio.

Neste período, aproximadamente 25 mil pessoas serão imunizadas.

A prevenção será realizada em todas as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e USF’s (Unidades de Saúde da Família) espalhadas pela cidade. A imunização ocorrerá em gestantes, crianças com idades entre seis meses e dois anos incompletos, idosos, portadores de doenças crônicas e profissionais da área da saúde que lidam diretamente com os pacientes.

Para o dia 30 de abril, intitulado “Dia D” contra a gripe, uma ação especial será realizada a fim de atender munícipes com idade acima de 60 anos. A ação ocorrerá entre as 08h e às 17h nas unidades de saúde, sendo necessário somente apresentar o cartão de vacina. 

“Queremos prevenir todos os grupos de risco contra a gripe. Afinal, influenza é um vírus muito comum em todo o mundo e que necessita ser controlado principalmente nessa época do ano”, ressalta a médica e prefeita Dra. Ruth Banholzer.

A doença tem como sintoma inicial a febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. A influenza é também frequentemente confundida com outras viroses respiratórias, por isso o seu diagnóstico de certeza só é feito mediante exame laboratorial específico.

Relacionados