Prefeitura de Itapevi realiza 1ª reunião do ano do COMADI

COMADI_ItapeviA Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria Municipal de Segurança realizou nesta semana a primeira reunião do ano do COMADI – Conselho Municipal Anti Drogas de Itapevi, responsável por estabelecer políticas públicas de prevenção ao uso de entorpecentes no município.

O encontro foi promovido na manhã da quinta-feira (31/03), no auditório da base da Guarda Municipal, onde membros do conselho e convidados discutiram algumas questões sobre a segurança do município.

A reunião contou com a presença da prefeita Dra. Ruth Banholzer, do vereador Paulo Rogiério de Almeida (Profº Paulinho), do secretário municipal de Segurança, Kleber Maruxo, do delegado titular de Polícia de Itapevi, Dr. Aloísio Mendonça Neto, da delegada Dra. Isabel Cristina, e demais autoridades.

“O COMADI foi criado, principalmente, para prevenir e combater a influência e o uso das drogas no município, além de propor soluções para diferentes casos de segurança na cidade e garantir a atuação de normas e programas que auxiliem na diminuição da criminalidade”, disse o presidente do COMADI e secretário municipal de Segurança, Kleber Maruxo.

Durante o encontro, foi apresentado o regimento interno do departamento, composto por regras e normas de conduta referentes aos encontros e demais decisões do conselho, que se reunirá bimestramente no auditório da base da Guarda Municipal, toda última quinta-feira do mês.

Por hora, as reuniões do conselho darão prioridade para a criação do cronograma de eventos da ‘2º Semana de Prevenção e Combate às Drogas’, em Itapevi. A ação é realizada pela Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Segurança e de Higiene e Saúde, promovendo atividades culturais, esportivas, assistenciais e de saúde voltadas ao combate dos entorpecentes na cidade.

“Muitas cidades vizinhas procuraram a Prefeitura e a Câmara Municipal para saber como o evento foi realizado. Até hoje, um ano depois, passamos pelas ruas de Itapevi e vemos que existem automóveis que ainda usam o adesivo distribuído na campanha. Tenho certeza que já somos referência no estado de São Paulo e atingiremos um número muito maior de pessoas nesse ano”, disse o vereador Profº Paulinho.

No ano passado, a 1ª Semana de Combate e Prevenção às Drogas em Itapevi, promovida entre os dias 26 de abril e 03 de maio, contou com palestras a respeito de entorpecentes, ministradas por agentes multiplicadores de informações do DENARC (Departamento de Investigações sobre Narcóticos), Caminhada Contra as Drogas, Passeio Ciclístico, ampla distribuição de adesivos e cartilhas informativas, além de inúmeras atividades culturais, esportivas, assistenciais e de saúde, chegando a alcançar cerca de 16 mil pessoas.

Neste ano, a segunda edição da ‘Semana de Prevenção e Combate às Drogas’ está prevista para ocorrer entre 23 e 30 de maio. “O principal fator dos jovens aderirem ao uso das drogas é a desestrutura familiar. Temos que incentivar e promover atividades que possam tocar a sensibilidade de adolescentes e jovens da cidade, para que criem a consciência de que a família é o bem de maior valor existente e que a vida pode ser vivida prazerosamente sem contato com qualquer tipo de entorpecente. No ano passado, realizamos um trabalho que superou todas as expectativas. Este ano, queremos, no mínimo, dobrar o número de pessoas alcançadas e, novamente, poder superar o esperado”, afirmou a prefeita Dra. Ruth.

Relacionados