5ª Conferência Municipal da Saúde aconteceu no Centro de Formação de Professores de Itapevi

Organizado pelo Conselho Municipal da Saúde (CMS), com apoio da Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Saúde, no último sábado (30) aconteceu no Centro de Formação de Professores a 5ª Conferência Municipal de Saúde, que teve o objetivo de avaliar e debater temas específicos para propor novas diretrizes da política de gestão.

Na abertura do evento, o prefeito Jaci Tadeu salientou o compromisso da administração municipal com a evolução da qualidade da saúde. “Aplicamos 32% da arrecadação do ano passado em saúde, quando a lei exige um mínimo de 15%. Temos um quadro qualificado de profissionais e estamos ampliando os espaços de atendimento em bairros como Vila Santa Rita e Jardim Rosemary”, destacou Jaci.

No entanto, o prefeito ressaltou a importância da clareza da divisão de responsabilidades na gestão dessa área. “Temos que cobrar nossos direitos, mas também temos que cobrar a coisa certa de quem tem a responsabilidade por elas, como a questão das vagas nos hospitais, que é de ordem do Governo do Estado. Espero que esta Conferência nos auxilie a abrir horizontes e novas possibilidades na gestão”, concluiu Jaci Tadeu.

O presidente da Câmara, Julio Portela, disponibilizou total apoio da Câmara para projetos que beneficiem a saúde de Itapevi. “Eu creio que o governo municipal está buscando soluções e lutando a cada dia para que a saúde de nosso município melhore. Temos dificuldades, mas também temos pessoas boas que trabalham para que essa melhoria seja rápida e contínua. E tanto o governo quanto os trabalhadores podem contar com o apoio dos vereadores”, enfatizou o presidente.

A conferência foi iniciada com palestras do dr. Marco Akerman, da Universidade de São Paulo (USP) e do dr. Belfari Garcia, assistente do Conselho Estadual de Saúde, que expuseram questões sobre a situação geral da saúde no país, sendo sucedidas pela leitura do regimento interno de convocação da conferência, que foi aprovado por todos os presentes.

“Fazer saúde é uma questão complexa, pois é exigida uma forma de prestação de serviço social, sendo estudada uma maneira de se promover o mesmo serviço para todos, de forma igualitária. Por isso temos as pré-conferências, a realização do encontro municipal e as conferências Estadual e Federal, que ainda acontecerão e para a qual nós levaremos as propostas aprovadas aqui”, ressaltou a secretária da Saúde, Maria Dalva Amim dos Santos.

Após o trabalho em grupos de discussão, segundo critérios pré-estabelecidos pelo CES – Conselho Estadual de Saúde foram eleitos delegados para representação do município na Conferência Regional.

Também estiveram presentes ao evento os secretários Ruth Banholzer (Governo), José Américo Pereira Leite (Planejamento e Gestão), Walter Hasegawa (Desenvolvimento Urbano), Francisco de Abreu (Habitação), Laila Chaluppe (Mulher), Ruth Gianezzi (Assistência Social e Cidadania), Israel Marques (Trânsito e Transportes) e Argemiro Lage (Infraestrutura e Serviços Urbanos), a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Janete Lyra, além de representantes de associações e lideres comunitários.

Pré-Conferências

Antecedendo as atividades da etapa municipal, foram realizadas quatro pré-conferências preparatórias, nas quais foram discutidos os eixos temáticos relacionados ao evento principal, nos bairros de Amador Bueno, Vila Dr. Cardoso, Parque Suburbano e no Centro.

Nas reuniões, foram debatidas e escolhidas propostas para a discussão, como Direito à Saúde, Garantia de Acesso à Atenção de Qualidade e Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Participação Social e Reformas Democráticas e Populares do Estado; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde e Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Financiamento do SUS e Relação Público Privado e Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS.

Relacionados