Itapevi recebe 62ª Minicaravana da Saúde

Ocorreu no último final de semana, em Itapevi a 62ª Minicaravana da Saúde. O projeto que foi realizado em parceria com a Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e Cultura, Juventude e Turismo, visa melhorar a qualidade de vida da população. O evento foi realizado no CEMEB Governador André Franco Montoro (Vila Dr. Cardoso) e contou com a presença dos munícipes que puderam aproveitar uma estrutura com cerca de 200 voluntários.

Para a organização, a ação foi dividida em duas frentes de atendimento. A primeira era referente à área dos curativos, que englobavam serviços de odontologia como conservação dos dentes e extração, e enfermagem efetuando procedimentos como aferição da pressão arterial, exame de glicemia, administração de medicamentos, curativos, coleta de material para exame de papanicolau, orientações para diabéticos e hipertensos, entre outros.

Já a segunda era preventiva, que envolveu os serviços: ‘Profilaxia Filhos’, no qual  crianças de até 12 anos aprenderam, de maneira descontraída, noções básicas de higiene corporal e bucal. Além disso foram realizados exames de pediculose e verificação da escolaridade. Já no ‘Profilaxia Teens’, adolescentes foram orientados sobre sexualidade, gravidez, doenças sexualmente transmissíveis e puberdade; O ‘Profilaxia Mães’ foi voltado para mulheres que foram informadas a respeito de câncer de mama e colo de útero, métodos anticoncepcionais, doenças sexualmente transmissíveis e orientações sobre saúde financeira. 

A munícipe Cristiane Gonçalves, 39, foi com sua filha até o local em busca de informações sobre diabetes. “É interessante um evento que tenha um espaço direcionado para as crianças, para que elas possam ter um atendimento especializado para suas idades. A respeito da saúde, acredito que essa medida é excelente pois o atendimento é rápido e de qualidade. Através do programa podemos ver o quanto as pessoas valorizam esses projetos desenvolvidos”, afirmou.

O prefeito Jaci Tadeu, juntamente com a Secretária de Governo, Ruth Banholzer,  acompanhou os trabalhos no sábado (30) e salientou a necessidade de ampliar noções de saúde preventiva. “O trabalho desenvolvido por estes jovens é uma excelente iniciativa, por envolver a prevenção e a educação em saúde. Prevenção é uma prática já desenvolvida em nossas unidades de saúde e a participação desses voluntários  confirma a importância dessas ações”, disse Jaci Tadeu.

Relacionados