4ª Ação COMADI de Prevenção e Combate às Drogas terá abertura oficial neste sábado (04)

Acao_Comadi_PrevencaoDurante os meses de maio e junho, a Prefeitura e o Conselho Municipal AntiDrogas de Itapevi (COMADI) unirão forças para a realização de mais um evento com o intuito de conscientizar a população e combater o uso de entorpecentes no município.

Para isso, os órgãos apresentam a programação da 4ª Ação COMADI de Prevenção e Combate às Drogas em Itapevi, que vem repleta de atividades sociais, culturais e esportivas.

Devido ao sucesso dos anos anteriores, em que as atividades eram distribuídas em uma semana, o projeto este ano conta com uma programação encorpada com atividades entre maio e junho. O prefeito Jaci Tadeu destaca o papel primordial de ações como essa na cidade. “A ação é uma forma de reforçar a prevenção e combate às drogas. Por isso é uma programação importante no nosso calendário, que a cada ano orienta um número maior de pessoas e vem servindo de modelo para outros municípios da região”, destacou.

A abertura oficial do evento acontecerá neste sábado (04), na Câmara Municipal de Itapevi (Rua Arnaldo Sérgio Cordeiro das Neves, 80 – Vila Nova Itapevi), a partir das 09h30. O evento contará com a presença de representantes dos órgãos municipais e do COMADI, além de convidados e munícipes.

Em sequência ao projeto, de 06 a 10 de maio, será promovido o Curso de Multiplicadores, na Câmara Municipal de Itapevi, das 19h às 23h. A proposta do DIPE/DENARC e do COMADI é capacitar os munícipes sobre o perigo representado pelas drogas, para que os mesmos multipliquem a informação para outras pessoas. O curso é aberto à população, mas é preciso efetuar a inscrição até o meio-dia do dia 6, na recepção do Paço Municipal (Rua Joaquim Nunes, 65, Centro). Já no período entre 06 de maio e 14 de junho as escolas municipais, estaduais e particulares receberão inúmeras palestras socioeducativas.

A partir de junho a programação segue com mais atividades abertas ao público. A lista inclui mais uma edição do já tradicional Passeio Ciclístico, uma ação conjunta entre as Secretarias de Segurança e Meio Ambiente e o COMADI, prevista para acontecer no dia 09 de junho, às 09h. Os participantes percorrerão as principais vias da cidade e a ação pretende reunir adeptos do universo ciclístico, bem como munícipes interessados. Os ciclistas iniciarão o trajeto em frente ao Ita Shopping e percorrerão as principais ruas da cidade.

Dando prosseguimento à programação, a arte ganha novamente força e espaço dentro do evento. É que no dia 16 de junho, a partir das 09h, acontecerá o Encontro de Grafiteiros, nas intermediações do Centro de Referência da Juventude – CRJ, que contará também com a participação de diversos dançarinos e artistas de rua.

Já entre 17 e 21 de junho, a equipe do COMADI promove em horários alternados, de manhã e no início da tarde, o Pedágio “Tô Vacinado”. A ação será realizada nos principais semáforos do município e nas estações Terminal Itapevi, Engenheiro Cardoso e Amador Bueno, com distribuição de panfletos e adesivos para conscientizar a população. Para reforçar a ideia dessa campanha, acontece no dia 22 de junho, às 09h, a Caminhada “Tô Vacinado” que partirá do Estádio Municipal André Nunes Junior (rua Samuel da Rocha Galvão, 175 – Vila Nova Itapevi) e seguirá pelas mais importantes vias do município.

Já no dia 26 de junho, marcando o penúltimo dia da Ação de Prevenção e Combate às Drogas, acontece no Complexo Desportivo Educacional João Salvarani – Ginásio Municipal (avenida Rubens Caramez, 1.000-A), o “Dia D – Tô Vacinado” com a final do 1º Concurso Artístico de Cartazes e Fotografias, a partir das 14h. Os interessados em participar devem fazer inscrições nas unidades escolares cadastradas no COMADI, a partir de 13 de maio. Vale lembrar que os participantes devem enviar os trabalhos até o dia 7 de junho conforme regulamento disponível no site da Prefeitura de Itapevi (www.itapevi.sp.gov.br). O tema desse ano é “A Juventude na Prevenção do Uso de Álcool e Outras Drogas”.

Para encerrar o ciclo de atividades da ação antidrogas, no dia 28 de junho, às 19h, a Câmara Municipal cede espaço para a realização da cerimônia de encerramento, com a premiação dos vencedores dos Concursos Artísticos de Cartazes e Fotografias.

Vale ressaltar que a 4ª Ação de Prevenção e Combate às Drogas em Itapevi conta com total apoio da Prefeitura por meio das Secretarias de Segurança, Higiene e Saúde, Educação e Cultura, Assistência Social e Cidadania, e Esportes e Lazer, além de outros colaboradores. A programação completa das atividades pode ser obtida no site www.itapevi.sp.gov.br, ou ainda pelo e-mail [email protected].

Relacionados