Vereadores pedem mais atenção do Governo do Estado ao HGI

Atento as questões relacionas a saúde em Itapevi, os vereadores debateram sobre os serviços prestados pelo Hospital Geral de Itapevi (HGI), na sessão realizada na última terça-feira, 16, na Câmara Municipal.

O debate iniciou na discussão do requerimento 798, de autoria do vereador Ivonildo da Hora, qual solicita do Governo do Estado mais leitos na unidade hospitalar aos pacientes em estado grave nos prontos-socorros de Itapevi. “A Minha indignação com o HGI é a mesma de quando um cidadão me procura para ajudar na hora de conseguir uma remoção do pronto-socorro para o hospital, mas esbarra na falta de vagas. O hospital tem apenas dez leitos na UTI para atender nove cidades. Precisamos mudar essa realidade”, disse Ivonildo.

O vereador Anderson Cavanha lembrou o caso de um paciente que precisou de uma remoção para o HGI, mas conseguiu uma vaga apenas em São Paulo. “É uma vergonha que um hospital estadual estabelecido em nossa cidade, destine apenas 30% das vagas aos itapevienses. Graças a Deus, hoje, o paciente esta bem, mas em um hospital na capital”, falou o vereador.

Gerido pela Cruzada Bandeirante São Camilo, HGI atende os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) vindos dos prontos-socorros municipais de Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Cotia, Vargem Grande Paulista e Barueri.

Para o vereador Luciano Farias, a pactuação do hospital deveria ser revista. “O HGI atende cidades que não integram a pactuação, pois diariamente temos ambulâncias de outras cidades e até de outros estados. Não queremos restringir o acesso à saúde, mas não podemos deixar de priorizar o atendimento dos itapevienses e das cidades que integram o acordo firmado na inauguração do hospital”, disse Bolor.  

A reclamação também foi endossada pela vereadora Erondina Godoy.  “Os nossos prontos-socorros sofrem com faltas de vagas, quando buscamos uma vaga no HGI, não conseguimos. Os nossos pacientes ficam na dependência de vagas nos hospitais de Carapicuíba, Taipas ou Pirajussara, conseguidas muitas vezes pelos médicos. Precisamos rever essa situação”. 

Em apoio ao requerimento, a vereadora Camila Godói colocou-se a disposição para intermedir à audiência com o secretário estadual da saúde, por meio dos deputados estaduais da região. “Os deputados têm nos ajudado junto ao Governo do Estado, acredito que eles podem nos ajudar, marcando uma audiência com o secretário estadual da saúde”, frisou a vereadora.    

Após a aprovação do requerimento, presidente da Câmara, Dr. Paulo Rogiério de Almeida afirmou que a Casa de Leis tomará providências. “Vamos encaminhar o requerimento para o conhecimento do Governo do Estado, mas também vamos marcar uma audiência com o secretário estadual da saúde e com a superintendência do HGI, pois precisamos apresentar os anseios da nossa cidade”, afirmou o presidente. 

Relacionados