Vacinação contra HPV segue em Itapevi

Com o objetivo de diminuir a incidência do câncer de colo do útero, a Prefeitura de Itapevi está promovendo a campanha de vacinação contra o vírus HPV, responsável por quase 100% dos casos da doença. A ação vem sendo realizada nas unidades escolares do município e nas unidades básicas de saúde.

O câncer de colo de útero atinge anualmente 15 mil mulheres no Brasil, nesse sentido a vacina que é oferecida gratuitamente pode evitar 70% desses casos que geralmente têm início a partir de uma infecção gerada pelo vírus HPV. A partir desses dados o Município de Itapevi aderiu à campanha de imunização contra o vírus.

Para a primeira dose, a ação é voltada para meninas de 9 a 13 anos de idade, já a segunda é voltada para meninas de 14 anos que já tenham recebido a primeira dose. Mulheres de até 26 anos que convivem com o vírus HIV também tem acesso à vacina. Para participar basta a menina ir até uma Unidade Básica de Saúde, acompanhada do seu responsável, munida de documentação, ou ainda responsável pode entrar em contato com as instituições de ensino da região para obter informações sobre a vacinação.

A vacina é segura e eficaz. Em todo o mundo, mais de 200 milhões de doses já foram aplicadas, dentre elas 10 milhões em meninas brasileiras de 9 a 13 anos. O município de Itapevi faz parte da luta contra o HPV e a partir de 2016 ela fará parte do calendário básico de vacinação para as garotas de 9 anos. 

Relacionados