PREFEITURA DE ITAPEVI PROSSEGUE COM AS OBRAS DA NOVA BASE DO SAMU

construcao_samuAs obras de construção da nova base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel com Urgência), na área do Pronto Socorro Municipal, no centro de Itapevi, prosseguem a todo vapor. Centenas de blocos, sacos de cimento, areia e mão-de-obra não estão sendo poupadas para o término da construção.

Com as paredes erguidas e equipamentos elétricos já instalados, a obra passa pelo processo de reboco das paredes, construção do teto e nivelamento do solo. “Tivemos um pequeno atraso devido às últimas chuvas, mas as obras estão dentro do prazo”, diz o engenheiro da obra, Fábio Romeiro.

A área da nova sede do SAMU abrange cerca de 145 m², que comportarão salas de regulação, coordenação, reunião, administração, três dormitórios (masculino, feminino e para suporte avançado), vestiário, almoxarifado e copa.

“O término desta obra será de grande valor para o município e para as outras regiões atendidas pelo serviço. Essa é uma grande conquista para a população de Itapevi, que merece e tem o direito de um atendimento cada vez melhor na saúde”, disse a prefeita Dra. Ruth Banholzer, ao visitar as obras.

O secretário de Higiene e Saúde, Dr. Sidney Sepulcre, ressalta que, a nova base beneficiará não somente a população da cidade, mas outros moradores da região, como Carapicuíba, Vargem Grande Paulista, Cotia e Pirapora do Bom Jesus. Com melhores condições de trabalho, o cidadão terá um atendimento mais rápido e mais preciso: “O SAMU realiza atendimentos de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é realizado após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre os primeiros procedimentos”, explicou o Secretário.

Para o coordenador do SAMU, João Alberto da Silva Júnior, enquanto as obras de construção da primeira sede própria do SAMU prosseguem, a população continua contando com o serviço 24 horas por dia. “O serviço não foi prejudicado com o remanejamento das equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas. A equipe, hoje, ocupa um espaço provisório situado também na área do Pronto Socorro Central”, explicou o coordenador.

Aliada às ambulâncias, o SAMU de Itapevi também dispõe de uma motolância, veículo com um baú de carga que contém colar cervical (P,M,G), desfibrilador externo automático (DEA), luvas de procedimento e estéreis, ataduras, compressas e gazes, talas de imobilização de diversos tamanhos, material de venopunção (incluindo seringas e cateteres de diversos tamanhos), material de via aérea básica, estetoscópio e esfigmomanômetro, oxigênio portátil e equipamento de proteção individual completo.

O acesso ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel com Urgência) é feito pelo telefone 192. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas.

 

Relacionados