POPULAÇÃO DE ITAPEVI PARTICIPA DE ASSEMBLEIA SOBRE AS OBRAS DO CORREDOR METROPOLITANO

_Assembleia_Corredor_Oeste

Primeira etapa do projeto prevê a construção de 5 quilômetros de pista ligando a cidade ao município de Jandira

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), com o apoio da Prefeitura de Itapevi, promoveu, nessa quarta-feira (07), a 1ª Assembleia Participativa sobre o Corredor Metropolitano Trecho Itapevi – Jandira. O encontro, realizado no CEMEB Governador André Franco Montoro, teve como objetivo apresentar o projeto e esclarecer as dúvidas da população quanto às obras, que prevêem a construção de cerca de 05 quilômetros de pista que ligará Itapevi à Estação Jandira, local de integração com a Linha 8 Diamante da CPTM.

A implantação do Corredor é uma reivindicação antiga da população de Itapevi e foi conquistada graças ao convênio de Cooperação Técnica e Apoio Recíproco entre o município e a EMTU/SP, assinado pela prefeita Dra. Ruth Banholzer em maio do ano passado. Orçada em R$ 57 milhões, a obra faz parte do projeto do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo, que terá uma extensão de 33 quilômetros e ligará as cidades da região à futura estação Butantã do Metrô (linha 4), na capital paulista, atendendo não somente a população de Itapevi, mas também os moradores de Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo.

O chefe de gabinete da EMTU, Michel Sotelo Cerqueira, abriu o evento enaltecendo o apoio da Prefeitura ao projeto e afirmou que a implantação do corredor vai beneficiar os moradores da região visto que promoverá a integração das linhas de ônibus municipais e intermunicipais, trens e metrô, garantindo maior agilidade e segurança nos deslocamentos.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano, Jaci Tadeu da Silva, disse que Itapevi encontrou o caminho do progresso e, por isso, tem chamado a atenção das grandes empresas. “Nossa cidade passa por inúmeras obras, como a construção de escolas e a chegada de novas indústrias. Sendo assim, o crescimento é natural. E é com muito orgulho que falo deste projeto, pois tentamos fazer o melhor possível e acredito que o resultado será sensacional”, discursou Jaci. O vereador Luciano de Oliveira Farias (Bolor) salientou que a obra trará mais desenvolvimento para o município e aproveitou para parabenizar a todos pela iniciativa.

Responsável pelo projeto, o engenheiro da EMTU, Roberto Fazilari, esclareceu à população que ainda está prevista a implantação do Terminal Metropolitano Itapevi, além de três passarelas ao longo do trecho entre Itapevi e Jandira, ciclovias e bicicletários. Também faz parte do planejamento a construção de um viaduto na altura da rua Ameríndia, ligando o Jardim Vitápolis à Vila Dr. Cardoso. “Se tudo correr conforme prevê o cronograma, a previsão é de que as obras comecem em agosto deste ano e sejam concluídas até outubro de 2011”, avalia o engenheiro.

_Corredor_Oeste_Outro ponto discutido na Assembleia foi a questão da desapropriação de muitas casas na região. Segundo a advogada da EMTU, Patrícia Mansur, as obras passarão pelos seguintes bairros: Vila Dr. Cardoso, Jardim Vitápolis, Jardim Itaparica e Vila Aparecida.  Ela explicou ainda que a EMTU/SP fará uma oferta a cada um dos imóveis atingidos. Caso o proprietário não aceite o valor ofertado, será realizada nova avaliação por perito nomeado pelo juiz responsável pelo processo e, neste caso, terá início a tramitação judicial para determinação dos valores devidos. “As indenizações serão pagas em dinheiro, de acordo com as avaliações feitas pela empresa contratada pela EMTU ou nos valores determinados pelo juiz, em cada uma das respectivas ações”, ressaltou a advogada.

Também participaram da Assembleia o deputado estadual João Carlos Caramez, o presidente da Câmara, Marcos Ferreira Godoy (Teco), o vereador Paulo Rogiério de Almeida (Professor Paulinho), o comandante da 3ª Companhia do 20 BPM/M de Itapevi, Capitão Ângelo Aparecido Moitinho e os secretários Evangelista Azevedo Limas (Meio Ambiente) e Ruth Frederico Gianezzi (Assistência Social e Cidadania).

Para esclarecer as dúvidas da população quanto à execução da obra assim como as desapropriações e indenizações, a EMTU montará um posto de informações à comunidade na Secretaria de Assistência Social e Cidadania a partir do dia 14 de abril. O atendimento será realizado todas as quartas e sextas-feiras, das 9h às 16h30. Também estará disponível no local a lista dos imóveis que vão ser desapropriados. A Secretaria está localizada na rua Escolástica Chaluppe, 154, no centro de Itapevi.

 

Relacionados