Passeio Ciclístico, plantio de árvores e palestras marcaram Semana do Meio Ambiente em Itapevi

Passeio_CiclisticoCentenas de munícipes participaram das atividades realizadas durante a Semana do Meio Ambiente em Itapevi.

O evento teve início na segunda-feira (03), com uma caminhada socioambiental movimentando mais de 100 alunos do ProJovem Adolescente, que distribuíram panfletos de divulgação das ações da Semana pelo Centro da cidade até a Cohab.

Ao longo da programação, foram executadas várias atividades como palestras sobre saneamento básico, oficinas de diagnóstico de território e noções de sustentabilidade, bem como horta comunitária. Além dessas ações, as crianças da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de participar de uma trilha ecológica e uma entusiasmante gincana didática realizada no Clube de Campo de Itapevi.

Foi realizado também o plantio de mudas de árvores, tais como jerivá, araçá-amarelo, ipê-amarelo, quaresmeira, espatódea, pau-brasil e jatobá. Sob orientação do assessor da Secretaria do Meio Ambiente, Thiago Barroso da Silva, as crianças fizeram o plantio das mudas nas áreas internas e externas dos CEMEB’s Prof. Maria Zibina de Carvalho, Dra. Zilda Arns Neumann, Gov. André Franco Montoro e Vereador Ubiratan José Chaluppe.

No sábado (08), funcionários da Secretaria do Meio Ambiente realizaram uma oficina de materiais reciclados na Praça 18 de Fevereiro. A oficina contou com uma exposição de objetos e móveis feitos com materiais reciclados que chamou a atenção das pessoas que passavam pela praça.

A exposição foi composta por objetos como sofá confeccionado com garrafas PET, poltronas e mesa de centro produzidos com pneus e alguns brinquedos feitos pelas crianças sob orientação dos profissionais da secretaria. Os pequenos puderam ainda participar de uma gincana ecológica. A oficina contou com a presença do vice-prefeito Fláudio Azevedo e do prefeito Jaci Tadeu, que se encantou com a exposição e, ao final distribuiu vasos com mudas de plantas ornamentais para a população presente.

“São duas ações extremamente importantes em nossa sociedade nos dias de hoje. De um lado a distribuição e plantio de mudas que tornam a cidade ainda mais verde, contribuindo para um ar mais puro. De outro lado, a forma inteligente de se utilizar de peças que comumente são tratadas como lixo e podem muito bem ainda servir ao homem. Ações como estas são muito bem vistas e estimuladas pela administração municipal”, comentou Jaci Tadeu.

Encerrando a semana, o Passeio Ciclístico mobilizou moradores da cidade e da região que fizeram o percurso com saída do Centro de Reabilitação da Cohab e chegada no Clube de Campo, na manhã de domingo (09). Mais de 500 ciclistas participaram da atividade, que também fez parte do calendário de eventos da Ação COMADI contra as Drogas.

Entre os participantes, esteve o vereador Ivonildo Andrade da Hora (Chambinho), que falou sobre a importância da campanha. “A semana do meio ambiente tem o importante papel de conscientizar principalmente nossas crianças. Ensinar o que é responsabilidade ambiental e sustentabilidade por meio de idéias práticas,” afirmou Chambinho.

Ao final do passeio foram sorteadas bicicletas e capacetes pelo secretário de Esportes e Lazer, Joaquim Simoni e o vice-prefeito, Fláudio Azevedo. “A prática de atividades esportivas, bem como o cuidado com o meio ambiente, têm sido cada vez mais estimuladas dentro da nossa administração. O Passeio Ciclístico é uma maneira de incentivar a prática de atividades físicas, e valorizar a bicicleta como meio de transporte, por ser considerada ecologicamente correta”, finalizou o vice-prefeito.

Relacionados