Obras de canalização de Itapevi avançam no córrego Sapiantã

Segue em andamento o serviço de canalização do córrego Ribeirão do Sapiantã, entre a Vila Santa Rita e a Cohab, uma parceria entre a Prefeitura de Itapevi e a União. Atualmente, profissionais e máquinas atuam na colocação de placas de concreto no leito do córrego próximo à avenida Independência, na Cohab.

Iniciadas no mês passado, as obras já atingiram 350 metros de extensão no trecho e, segundo a Secretaria de Planejamento e Gestão, terão comprimento total de 1,5 mil metros. Esta é a segunda fase do amplo projeto de macrodrenagem, que inclui a canalização de quatro mil metros do rio Barueri-Mirim.

Principal via fluvial de Itapevi, o rio Barueri-Mirim já possui grande parte de sua extensão atendida com o serviço de canalização. As ações foram iniciadas no ano passado e vinham sendo realizadas em três frentes de trabalho, visando maior agilidade em sua conclusão. Em doze meses, já foram canalizados dois mil metros em trechos no Jardim Vitápolis e no bairro Cidade Saúde.

Atualmente, os profissionais atuam no trecho do rio na altura da rua Carmem Silva de Almeida, nos bairros Jardim Vitápolis e Jardim Dona Elvira. Em todos os trechos estão sendo implantadas peças de concreto em formato de ‘L’, que são posteriormente interligadas e adaptadas ao curso da via fluvial.  Para isso, os operários desviam o curso para baixar o volume de águas. Antes da colocação das peças, a Prefeitura executa no local a limpeza e a dragagem do leito do rio. 

Além da canalização do rio Barueri-Mirim e do córrego Ribeirão do Sapiantã, as obras de macrodrenagem incluem ainda a construção de piscinões de retenção de águas. Os equipamentos, a ser implantados ao longo das duas vias fluviais, vão colaborar na prevenção a inundações em dias de fortes chuvas.

As obras são frutos de um amplo projeto de macrodrenagem desenvolvido pela equipe técnica do prefeito Jaci Tadeu desde 2006, época em que comandava a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura. Por meio de parcerias que renderam um total de R$ 96,9 milhões em recursos federais, as obras estão sendo tocadas a todo vapor na cidade.

“O objetivo do projeto é o combate às enchentes, um dos grandes desafios da nossa cidade. A população de Itapevi sempre conviveu com esse problema e, a partir dessas ações, milhares de pessoas terão acesso a maior qualidade de vida e segurança, em especial as populações ribeirinhas”, ressaltou Jaci Tadeu.

 

Relacionados