Manter o corpo, a mente e o espírito em harmonia, além de ensinar técnicas de defesa pessoal faz do judô uma das modalidades de maior sucesso no Centro de Iniciação Esportiva e Social de Itapevi (Ciesi).
Para difundir e valorizar cada vez mais a prática ao esporte, a Prefeitura realizou mais uma edição da Copa Ciesi de Judô.
O evento ocorreu no último domingo (30), no Complexo Desportivo Educacional João Salvarani, e contou com a participação de mais de 200 alunos com idades entre 6 e 14 anos, que têm aulas nos diversos polos de judô espalhados pela cidade. Como a Copa Ciesi é voltada aos alunos de iniciação esportiva – e por isso não há competição entre eles – todos os atletas conquistaram medalhas pela participação, dedicação e empenho em integrar o projeto.
Presente ao evento, o prefeito Jaci Tadeu ressaltou o trabalho feito pelos professores junto às crianças e lembrou aos pais dos alunos sobre a importância da prática esportiva desde a infância. “Talvez nós formemos grandes atletas. Talvez daqui alguns anos um de vocês, alunos, possa ser um medalhista. Mas o trabalho do Ciesi, na parte de iniciação, é formar grandes cidadãos para depois formar atletas”, disse Jaci.
Os jovens atletas dos CEMEBs Prof. Maria Zibina de Carvalho, Gov. André Franco Montoro, Tarsila do Amaral, Dra. Zilda Arns Neumann, e do núcleo Jardim da Rainha, puderam realizar apresentações durante toda a manhã. Divididos por idade, todas as crianças foram ao dojô (local onde são realizados os treinamentos e as lutas) e tiveram a oportunidade de lutar entre si.
O secretário de Esportes e Lazer, Joaquim Henrique, parabenizou e agradeceu aos pais pela confiança depositada nos profissionais do Ciesi. “Nós ficamos muito contentes por receber tantas crianças no projeto e também sabemos que é uma grande responsabilidade formá-los. Por isso queria agradecer a vocês, pais, pela confiança de nos emprestar o que de mais valioso vocês têm. Cuidamos de seus filhos como cuidamos dos nossos”, afirmou o secretário.
Também estavam presentes na Copa Ciesi de Judô o coordenador do Ciesi, Daniel Moraes; a coordenadora do Judô, Márcia Martins; os professores, Cristiano Braz, Regiane Soares, Lucas Augusto e Jair Rodrigues, além dos professores convidados Marcos e Giani de Carvalho.