Itapevi recolhe toneladas de materiais em desuso por mês com Operação Cata-Bagulho

A Operação Cata-Bagulho é uma das principais ações adotadas pela Prefeitura de Itapevi para recolhimento de materiais em desuso no município. A Secretaria do Meio Ambiente mantém um caminhão da operação para percorrer diariamente as ruas da cidade retirando utensílios que os munícipes deixam para reciclagem nas calçadas.

Para ter seus objetos coletados, não há necessidade de agendamento. O cronograma de recolhimento dos materiais, como pneus, geladeiras, sofás e colchões, por exemplo, foi dividido por setor. No mínimo uma vez por mês o caminhão passar por bairros pré-definidos, mas os dias da semana podem ser alterados de acordo com a demanda.

Entre os materiais em desuso que são coletados estão sofás, colchões, camas, pneus, geladeiras, armários e fogões que após serem recolhidos são separados por tipo e repassados à Cooperativa de Catadores de Material Reciclável, que encaminha às empresas de reciclagem. Vale ressaltar que restos de obras de construções (entulho) e eletroeletrônicos não são recolhidos pelos agentes.

A Operação Cata-Bagulho também é uma maneira de alertar para o descarte consciente e sobre a reciclagem. A Prefeitura ressalta ainda sobre os riscos de se jogar entulhos em córregos e áreas públicas da cidade. Além de provocar a obstrução das vias pluviais, podendo causar inundações, os objetos alocados em lugares incorretos podem armazenar água e aumentar as chances de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Diariamente, dezenas de pessoas trabalham recolhendo os materiais que são enviados a um galpão da Prefeitura onde é realizado o processo de separação e envio para a reciclagem.  Segundo dados do balanço anual da Secretaria do Meio Ambiente, a média de recolhimento do ano passado, somente de madeiras, foi de 27 toneladas. Este ano o numero subiu para 30 toneladas/mês.

Vale lembrar que o depósito ou descarte de entulho em locais públicos próximos a rios e córregos é vedado no município de acordo com a Lei Complementar 70/2013. A pena pra quem é flagrado é uma multa e a apreensão do veículo, inicialmente, por 10 dias. No caso de reincidência – infração cometida pelo mesmo condutor no período de 2 anos – serão 20 dias e, para duas ou mais ações reincidentes o número sobe para 30 dias.

Relacionados