Educadores de Itapevi trocam experiências durante Fórum de Práticas Pedagógicas

Prticas_PedaggicasA capacitação profissional de educadores tem sido um dos grandes investimentos da administração da prefeita Dra. Ruth Banholzer na Educação de Itapevi.

Desde 2005, os professores da Rede Municipal de Ensino passam por cursos, palestras e qualificações realizadas pela Prefeitura, com apoio de empresas e outras entidades.

Uma dessas ações ocorreu no sábado (28), no CEMEB Bemvindo Moreira Nery, na Cohab, e reuniu cerca de 600 profissionais da Educação. Chamado de 1.º Fórum de Práticas Pedagógicas, o encontro serviu para que educadores da Rede Municipal pudessem trocar experiências realizadas em sala de aula, enriquecendo o conteúdo ministrado aos alunos, divididos em grupos temáticos. Na ocasião, participaram educadores que atuam junto a alunos da Educação Infantil e do 1.º e 2.º ano do Ensino Fundamental.

A abertura foi prestigiada pela prefeita Dra. Ruth Banholzer, pelo vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano, Jaci Tadeu da Silva, pelo secretário de Educação e Cultura, prof. Edgard José Fiusa, pelo diretor do Departamento de Educação, prof. Fábio José de Andrade, além de representantes das empresas Alendomais e FTD, que apoiaram a realização do Fórum.

“O objetivo deste Fórum é construir uma identidade para Itapevi, de acordo com as características de nossos alunos. É um momento muito especial, para enriquecimento de novas concepções e novas ideias”, comentou o secretário Edgard José Fiusa, na abertura do Fórum.

Ressaltando todo o investimento destinado à Educação de Itapevi, o vice-prefeito Jaci Tadeu falou sobre a importância de cursos e palestras como estas oferecidas aos profissionais. “Lembro com saudade de todas as professoras que eu tive na infância e quero, com ações como estas, fazer com que vocês sejam lembradas pelos alunos itapevienses da mesma forma”, destacou Jaci.

Dra. Ruth desejou um bom trabalho aos profissionais, salientando também a necessidade de troca de experiências entre educadores. “Que vocês saiam daqui com uma bagagem profissional ainda mais alta, prontos para transmitir conhecimentos aos alunos e formando pessoas mais bem preparadas para o futuro”, disse a prefeita.

Após a abertura, os educadores acompanharam a palestra ‘A formação do leitor literário’, voltada ao estímulo da leitura junto às crianças da Rede Municipal de Ensino, de modo a ampliar a capacidade de entendimento do mundo por parte delas, ministrada pela professora Cristiane Tavares, Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP.

A Secretaria de Educação e Cultura de Itapevi informa que está prevista outra etapa do Fórum de Práticas Pedagógicas, desta vez voltado a profissionais que atuam junto a alunos de 3.º ao 5.º ano de Ensino Fundamental, no dia 11 de setembro, também no CEMEB Bemvindo Moreira Nery, na Cohab.

Relacionados