Crianças da rede municipal de Itapevi recebem cartilha de conscientização à Dengue

Uma parceria de sucesso – entre as Secretarias da Saúde e de Educação da Prefeitura – vem auxiliando na conscientização das crianças ao combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, em Itapevi.

Os alunos da rede municipal de ensino vêm passando por uma série de aprendizados para se tornarem multiplicadores no combate à doença. Desde o último mês, ambas as secretarias estão distribuindo uma cartilha educativa sobre como prevenir a proliferação do mosquito.

A cartilha foi confeccionada em forma de quadrinhos, de modo a dinamizar ainda mais o entendimento das crianças sobre a importância de manter garrafas viradas com o bocal para baixo, pratos com areia embaixo dos vasos de plantas e manter recipientes que podem acumular água sempre limpos.

A secretária de educação Lilian Braga ressalta o quanto realizar ações com as crianças auxilia na formação de cidadãos mais conscientes. “Os alunos estão passando por palestras instrutivas, elaboração de material próprio e também de pesquisas de campo. Isso ajuda as crianças a conscientizarem os pais sobre a importância de manter a própria casa e a dos vizinhos sempre protegidas contra a Dengue”, lembra Lilian.

Os alunos do 4º e 5º anos dos CEMEBs Antônio Manoel de Oliveira e Carlos Drummond de Andrade, por exemplo, tiveram a oportunidade de alertar a comunidade sobre os vários cuidados que devem ser tomados como telagem de caixas d’água, limpezas de quintais e o não acúmulo de lixo nas ruas, entre outros.

No CEMEB Monteiro Lobato as crianças do projeto “Todos Contra a Dengue” puderam trocar informações sobre o tema e ainda ficaram incumbidos de ajudar os pais nas tarefas de prevenção. A ação está sendo desenvolvida nas unidades escolares como Jd. Vitápolis, Viver e Aprender, Manuel Bandeira e João Guimarães Rosa.

Para a secretária da saúde Laila Chaluppe o trabalho em conjunto é mais uma forma de orientar a população contra o Aedes aegypti. “Além de trabalhar com as crianças também estamos distribuindo as cartilhas nas unidades e postos de saúde espalhados por toda a cidade. Temos que continuar nos prevenindo contra a Dengue, em qualquer período que seja”, salientou a secretária.

 

Relacionados