Alunos da escolinha de judô de Itapevi participam de Cerimônia de Graduação Anual

Graduacao_Anual_JudoJudocas de Itapevi, vinculados ao núcleo esportivo do CIESI (Centro de Iniciação Esportiva e Social de Itapevi), do Jardim da Rainha, participaram da cerimônia anual de troca de faixas, na manhã de quarta-feira (14).

O evento aconteceu nas dependências do CEMEB Dona Floriza Nunes de Camargo, contando com a presença do vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva, do presidente da Liga de Judô Paulista, Carlos Alberto dos Santos, dentre outras autoridades.

Segundo o CIESI, que é um órgão vinculado à Secretaria de Educação e Cultura de Itapevi, a cerimônia de troca de faixas representa a evolução de cada atleta na modalidade esportiva, após intensos cursos e treinamentos realizados no núcleo. Participaram da cerimônia, 280 crianças de oito a 17 anos de idade, moradores de bairros próximos ao centro da cidade.

“Vocês, crianças, estão sendo preparadas para uma vida melhor, através da disciplina e principalmente a humildade que cada um vocês aprenderam e vão levar do judô. E isso vai ajudá-los no dia-a-dia. É gratificante chegar ao fim do ano e participar de uma comemoração como essa”, avaliou Jaci Tadeu, que entregou faixa preta – graduação máxima de estudantes de judô – ao judoca Gabriel Ribeiro que, junto a outros três atletas, conquistou a graduação no dia 27 de novembro.

O secretário de Educação e Cultura, Edgard José Fiusa, destacou o papel do CIESI na transformação de cada aluno em verdadeiros cidadãos. “Estamos muito felizes em ver como o judô está se desenvolvendo na cidade e como o CIESI está sendo fundamental na formação dessas crianças. O departamento não tem preocupação com o competitivo, porque todos têm o direito de participar do esporte e de desenvolver uma habilidade, e é dessa forma que nós fazemos educação”, disse o secretário.

Representando o Legislativo Municipal, o vereador Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho) também enfatizou a evolução do esporte na cidade, lembrando seu desenvolvimento a partir da gestão da prefeita Dra. Ruth Banholzer. “Hoje vivemos em uma nova cidade, que está sendo construída com carinho, dedicação e empenho pela administração da Dra. Ruth e de Jaci Tadeu. Podemos ver essa evolução, sobretudo na educação e no esporte, que a partir de 2005, passou a oferecer excelentes frutos, como estes jovens que hoje estão se graduando no judô”, comentou o vereador.

Também estavam presentes na cerimônia o diretor do Departamento de Cultura, Ademir Vilhena Braga (Guinho); o diretor do Centro de Iniciação Esportiva e Social de Itapevi (CIESI), Daniel Moraes; o Presidente da Liga de Judô Paulista, Carlos Alberto dos Santos; e o diretor de graduação da Liga de Judô Paulista, Manoel Esperidião de Oliveira.

Relacionados