1° Encontro de Mulheres de Itapevi é marcado por palestras sobre saúde e direitos

Encontro_MulheresNa sexta-feira (5), as mulheres itapevienses tiveram a oportunidade de participar do 1° Encontro de Mulheres de Itapevi organizado pelo Conselho Municipal de Mulheres, e puderam assistir a duas palestras voltadas ao público feminino. O evento foi realizado na quadra do CEMEB Floriza Nunes de Camargo, no Jardim da Rainha.

 

Foram convidados para o encontro os palestrantes: Fábio Freitas (Fábio do Fórum), Bacharel em Ciências Jurídicas e Pós-graduado pela Escola Paulista da Magistratura; e Sérgio Mazzarelli, Coordenador Municipal da Saúde da Mulher, para conversar com as munícipes sobre temas intrinsecamente ligados à vida da mulher.

 

O convidado Sérgio Mazzarelli começou sua palestra abordando o tema prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, os dois principais causadores de óbito de mulheres por câncer no Brasil. O coordenador também esclareceu dúvidas da platéia, que pode interagir o tempo todo com a palestrante.

 

O vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva esteve presente e defendeu o potencial da mulher. “O Conselho foi criado para auxiliar a mulher, e agora vocês são um time e têm tudo para fazer uma grande jornada. Hoje a mulher é uma força na sociedade, e não existem limites que ela não alcance”, disse Jaci.

 

Dr. Fábio Freitas falou sobre a parte jurídica e sobre os direitos das mulheres. Em palestra igualmente interativa, o advogado explicou às munícipes sobre a Lei Maria da Penha, que foi criada para proteger as mulheres contra agressão e sobre como agir em casos judiciais.

 

O vereador Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), autor da Lei Municipal 1.942, que determina que os conselheiros do Conselho Municipal de Mulheres sejam responsáveis pela gestão de políticas públicas de dignidade e cidadania da mulher, atendendo suas necessidades e particularidades na área pública, também esteve presente ao evento.

 

Prof. Paulinho disse que se sente feliz em poder ajudar as munícipes. “Tive muito orgulho em apresentar esse projeto de Lei. Todos os vereadores aprovaram e a prefeita também, porque somos um governo de oportunidades, e agora vocês poderão garantir seus direitos e de seus filhos através do Conselho”, comentou o vereador.

 

Para a prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, encontros como esse são de fundamental importância para a auto-estima e autoconhecimento das mulheres. “Esse é o início de um grande trabalho, pois com esses encontros e palestras, aprendemos que somos muito fortes. Hoje estamos à frente de caminhões e ônibus e isso é a prova de que somos capazes de fazer qualquer coisa”, disse Dra. Ruth.

 

Estavam presentes na cerimônia o vereador Fláudio Azevedo Limas; os secretários Jaci Pinheiro (Emprego e Desenvolvimento Social) e  Ruth Gianezzi (Assistência Social e Cidadania); o diretor de Departamento de Cultura, Ademir Vilhena Braga; a diretora de Departamento da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Solange Santiago; a diretora do CEMEB Dona Floriza Nunes de Camargo, Patricia Peci; a Coordenadora do CRAS Cardoso, Célia Mazzo; do CRAS Amador Bueno, Alessandra Rodrigues, e do CRAS Maristela, Maria Angélica Mota.

 

Também foram prestigiar as palestras a assessora parlamentar do Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Pedro Godinho, Gracy Lustosa; a líder comunitária, Inácia Maria; a líder comunitária do Núcleo São Francisco de Assis, Mirian; além da diretora da APAE de Itapevi, Benedita Moreli Franci.

Relacionados