Voluntários participam da construção de moradias de emergência no “Morro do Quiabo” em Itapevi

Construcao_VoluntariaNa semana passada, nos dia 12, 13 e 14 de novembro, o município de Itapevi teve participação no programa “Construção Latino-Americana – São Paulo/Brasil”, onde milhares de jovens, entre 18 e 30 anos, trabalham na construção de casas de emergência para famílias que vivem em situação de extrema pobreza. O programa é realizado em toda a América Latina, foi executado, desta vez, na região da Grande São Paulo.

Por meio da Secretaria de Habitação, a Prefeitura de Itapevi apoiou o projeto e recebeu a ajuda dos voluntários em uma ação realizada no “Morro do Quiabo”, no bairro Alto da Colina. Os trabalhos foram coordenados pela ONG “Um Teto Para Meu País”, e contou com a participação de mais de 60 pessoas.

As casas de emergência são moradias de madeira pré-moldadas, com teto de zinco revestido de uma manta térmica, de 18 metros quadrados, com durabilidade de cerca de 5 anos, podendo ser armada em 2 dias por um grupo de 8 a 10 voluntários, em conjunto com as famílias beneficiadas. Ao todo, foram construídas nove casas emergenciais no local.

A senhora Rose, uma das moradoras da comunidade do “Morro do Quiabo”, foi beneficiada pela construção e disse que enfrentou muitos problemas em sua antiga moradia, como ratos e cobras, e está feliz pelo trabalho realizado. “É importante que a gente participe e ajude na construção, pois entendemos que não está sendo nada de graça. Nós fazemos parte desse trabalho e estou muito contente por ajudar”, afirmou.

A ação tem por objetivo concretizar 3 etapas, que consistem na construção das casas emergenciais (1ª), na volta dos voluntários ao local, para traçarem estratégias de orientação para diminuir a situação de vulnerabilidade que impede que as famílias possam sair da condição de extrema pobreza (2ª), e na busca por tornar a comunidade trabalhada sustentável (3ª).

“A parceria com a Prefeitura foi imprescindível para que a ONG trabalhasse com mais tranquilidade dentro da comunidade. Agradecemos o apoio dado pela Secretaria de Habitação e do secretário Francisco Eleutério, que nos recebeu de portas abertas, e também do vice-prefeito Jaci Tadeu, que permitiu que nos alojássemos no CEMEB Profª Maria Zibina de Carvalho, no Alto da Colina, e deu todo apoio necessário para concluir a ação”, disse Bruno Sátiro, representante da ONG.

A ação no Morro do Quiabo contou com voluntários do Chile, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Equador e Coreia do Sul, além de alguns estados brasileiros. Presente em 19 países da América Latina, a ONG “Um Teto Para Meu País” já construiu 737 casas no Brasil, e tem como objetivo atingir mil construções até o fim do ano.

Relacionados