Alunos do curso de formação para atendimento à Educação Especial recebem certificados

Formatura_NEEIDurante o ano de 2011, a Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, ofereceu aos professores da Rede Municipal de Ensino, um curso semipresencial de formação para atendimento à Educação Especial, com o objetivo de capacitar os profissionais da Educação Infantil e Ensino Fundamental para atuarem em serviços de apoio educacional especializado nas escolas municipais.

No último dia 11 (sexta-feira), os integrantes do curso participaram de uma cerimônia de formatura, que aconteceu no Auditório Prof. Darcy Ribeiro, para receber o certificado. O evento contou com a presença de amigos e familiares dos formandos, além de autoridades como o vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva; o secretário de Educação e Cultura, prof. Edgard José Fiusa; os vereadores Flaudio Azevedo Limas e Adilson Peres; e Antero Augusto Branco, presidente da Associação de Deficientes de Itapevi.

Ao abrir a cerimônia, Maria Lúcia Dias Teles, coordenadora do Núcleo Especializado de Educação Inclusiva (NEEI), departamento criado pela Prefeitura com o objetivo de promover a inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas municipais, agradeceu a presença de todos, parabenizando os alunos pela participação e empenho. “A realização deste curso significa a evolução da Educação Inclusiva em Itapevi, que hoje conta com mais de 400 alunos. Agradeço à Dra. Ruth e ao Jaci Tadeu por terem acreditado nesta causa”, disse a coordenadora.

O secretário de Educação e Cultura, Edgard José Fiusa, frisou que na rede municipal de ensino não há apenas alunos inclusos e, sim, integrados. “Graças a esta administração, que imprimiu uma marca de compromisso com a educação e graças aos nossos profissionais, que vêm acreditando e inovando cada vez mais”, ressaltou Edgard.

Durante o curso, os alunos participaram de 200 horas de atividades e foram realizados nove encontros presenciais. No entanto, o contato entre os alunos e seus tutores aconteceu basicamente por meio de um sistema de comunicação inovador, baseado na Plataforma Moodle, que permite a transmissão e organização dos conteúdos de apoio às aulas, além de possibilitar a criação de salas de bate-papo, fóruns de discussão, enquetes e estudos de caso, utilizando a Rede Mundial de Computadores.

Jaci Tadeu parabenizou a iniciativa da equipe do NEEI, reconhecendo a importância do desenvolvimento do projeto, que envolveu muitos profissionais da educação. “Nós transformamos uma nação por meio da educação, e Itapevi está dando exemplo de profissionalismo e amor, pois este trabalho envolveu muitas mãos, mentes e corações. E vocês estão de parabéns pelo pioneirismo”, discursou o vice-prefeito.

O vereador Flaudio Azevedo acrescentou que educação não é para todos, e sim, de todos, e, por isso, a Prefeitura de Itapevi vem trabalhando para todos conquistarem os mesmos direitos.

Durante os oito módulos nos quais o curso foi dividido, os professores trabalharam os principais fundamentos da educação inclusiva e as estratégias educacionais voltadas aos deficientes físicos, intelectuais e aos transtornos globais de desenvolvimento. Todos contaram com materiais de apoio disponibilizados pelos tutores na internet, além de suporte presencial e à distância, com plantões online na Plataforma NEEI.

Representando os formandos, a oradora da turma Claudia Pereira dos Santos agradeceu a todos. “Cumprimos esta primeira etapa, e já estamos nos preparando para que a próxima seja brilhante e contagiante. Findar esta fase não significa parar, ao contrário, significa alicerçar o conhecimento sem concretá-lo, dando margem para mais saberes, que é o autoconhecimento”, finalizou.

 

Relacionados