Viveiro Municipal de Itapevi recebe a visita de alunos do projeto Matéria Prima

Visita_Viveiro_MunicipalEssa semana, alunos do Projeto Matéria Prima que participam do “Ateliê Itapevi.

Mais Verde” visitaram o Viveiro Municipal de Itapevi, em companhia do Educador Ambiental do projeto, Bruno de Jesus Helvecio, e do biólogo Thiago Barroso da Silva, responsável técnico pelo Viveiro.

As visitas foram realizadas em dois períodos – manhã e tarde -, contabilizando, ao todo, 60 alunos na faixa etária de 7 a 13 anos. O Projeto Matéria Prima é promovido pelo Instituto Eurofarma e a gestão pedagógica é feita pelo Instituto La-Fabbrica do Brasil.

Durante os encontros, foram ensinados, por exemplo, a função ecológica do viveiro público, o trabalho realizado diariamente no local, o cuidado necessário com as mudas e seu destino, como é realizada a germinação das plantas, entre outras questões.

Os alunos também aprenderam como fazer mudas de Pau Brasil, árvore símbolo do país, desde o plantio da semente até o funcionamento da máquina trituradora de galhos.

Ao final, as crianças ainda levaram para casa uma Cartilha de Educação Ambiental e um Manual de Plantio de Mudas, ambos elaborados pela Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria responsável pela manutenção do Viveiro Municipal, e material de compostagem, proveniente da trituradora para utilização na horta do projeto.

“A importância da preservação ambiental é um tema que precisa ser debatido por toda a sociedade, inclusive entre os jovens. Portanto, tais atividades de Educação Ambiental se fazem necessárias para melhor instruir os alunos e assim criar um vinculo maior entre as futuras gerações e o meio ambiente”, comentou o secretário Evangelista Limas.

Conscientização ambiental

A preservação do meio ambiente sempre foi uma preocupação da Prefeitura de Itapevi. Nas escolas municipais, o tema é debatido em sala de aula, incentivando os alunos a pensarem a respeito e levarem o assunto para dentro de suas conversas familiares. Nas ruas da cidade, campanhas da Prefeitura alertando a cerca do perigo do lixo despejado de forma imprópria, a construção de casas em áreas verdes e o desperdício da água podem ser vistas a todo o momento.

Além disso, nos últimos quatro anos, centenas de mudas de árvores foram plantadas pela administração municipal.

Relacionados