VIDEOMONITORAMENTO COLABORA NA PRISÃO DE ESTUPRADOR EM ITAPEVI

estuprador_Criminoso foi capturado por guardas municipais

As câmeras de videomonitoramento implantadas pela Prefeitura de Itapevi facilitaram a identificação e prisão de Jaílson Antonio da Silva, de 33 anos, acusado do estupro de pelo menos nove meninas entre oito e onze anos. Os casos vinham acontecendo há alguns meses na região próxima à Cohab.

No domingo (29), a central de videomonitoramento identificou o suposto criminoso na companhia de uma das vítimas, se dirigindo ao Sítio dos Moinhos, em um matagal atrás da Igreja Universal do Reino de Deus. De posse das imagens, o comandante da Guarda Municipal, Kléber Maruxo, destacou os guardas D’Amico e Morschbacher para fazer campana na região.

No início da tarde desta terça-feira (1), os guardas à paisana localizaram o suspeito próximo ao local das ocorrências. Levado à Delegacia de Polícia de Itapevi, confirmada sua identidade, até a manhã de quarta-feira (2) ao menos nove vítimas já haviam reconhecido Jaílson como autor dos estupros. Estima-se que o criminoso – que já tem passagem pela Polícia – seja responsável por outros onze estupros na cidade.

O comandante Maruxo destacou que as investigações já vinham sendo feitas por meio de trabalho conjunto das Polícias Civil e da Guarda Municipal de Itapevi. “Soma-se a este trabalho a existência do videomonitoramento, que contribuiu em muito para a prisão do criminoso. A equipe do videomonitoramento já estava atuando neste caso desde julho, buscando identificar o agressor”, destacou Maruxo.

CamerasO videomonitoramento foi implantado em junho deste ano, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Itapevi e o Governo Federal, com recursos advindos do Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania). Foram instaladas na ocasião, 25 câmeras nas principais ruas e avenidas da cidade. Também foi implantada uma central de videomonitoramento, no qual atuam guardas municipais e agentes do Demutran e da Defesa Civil.

A questão da segurança pública tem sido tratada com grande seriedade por parte da administração da prefeita dra. Ruth Banholzer. Além da implantação do videomonitoramento nas ruas e avenidas principais de Itapevi, a Prefeitura investiu também na capacitação da Guarda Municipal, na aquisição de equipamentos e na instalação do Canil Municipal.

“Temos planos de expansão do serviço prestado pela Guarda Municipal para o próximo ano, como a implantação do Plano Municipal de Segurança Urbana”, destacou Dra. Ruth. Outra medida adotada pela administração municipal é a Campanha do Desarmamento na cidade, feita parceria com a Polícia Federal, durante a qual os munícipes que desejarem registrar ou entregar suas armas de fogo poderão fazê-lo na terça-feira (8), no Paço Municipal (rua Joaquim Nunes, 65 – Centro).

Relacionados