ITAPEVI PROMOVE 3° ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA

Ruth2Durante evento, foram apresentados os investimentos feitos em 2009 e as metas de 2010

Visando fortalecer ainda mais a integração entre os diversos setores de segurança da região, a Prefeitura de Itapevi promoveu, nessa quinta-feira (03), na Câmara Municipal, o 3° Encontro dos Profissionais de Segurança Pública. A reunião, presidida pelo comandante da Guarda Municipal, Kleber Maruxo, contou com a presença da prefeita, Dra. Ruth Banholzer, e representantes das forças de segurança da região.

Maruxo apresentou ao público os investimentos realizados em Itapevi ao longo de 2009 e as metas para 2010. Citando projetos de sucesso como o videomonitoramento e o Protejo (Programa de Proteção aos Jovens em Território Vulnerável), a aquisição de viaturas e armamentos, a entrega do Canil, o estabelecimento de uma rede de comunicação integrada com outras 13 cidades e a promoção de 1096 horas de cursos de capacitação aos agentes da Guarda, o comandante atribuiu à Dra. Ruth a conclusão de mais um ano de muitas conquistas para a corporação.

“Nossa prefeita sempre acreditou na Guarda e tem apostado na implantação de políticas públicas para o combate à criminalidade. Além disso, muitos projetos só se tornaram possíveis graças ao convênio firmado pela Prefeitura com o Governo Federal, quando Itapevi aderiu ao Pronasci, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania”, afirmou Maruxo.

Já no que diz respeito às futuras ações que favoreçam a segurança do cidadão itapeviense, estão a ampliação do efetivo da G.M., agentes de trânsito e fiscais de postura, a implantação do Gabinete de Gestão Integrada, a ampliação do sistema de videomonitoramento, a aquisição de armamento não letal e a construção da Base Comunitária do Cohab.

Em discurso, Dra. Ruth reafirmou seu compromisso em continuar investindo em segurança pública, por meio de projetos que enfoquem a juventude e possibilitem a integração das corporações. “A palavra de ordem é ‘segurança preventiva’ e, portanto, devemos educar nossas crianças e preparar as famílias, trazendo, também, desenvolvimento para a região. Trabalharemos de forma integrada, como já temos feito até que sejamos vistos como modelo em redução da criminalidade”, disse a prefeita.

Como prova do trabalho social realizado pela Prefeitura com os jovens, em breve, a administração municipal deverá entregar o Centro de Referência da Juventude. Em um espaço na Cohab, estão sendo construídas as salas destinadas à informática e oficinas para atividades do Protejo, bem como as dependências administrativas do CRJ e sede das futuras ações do PELC (Programa de Esporte, Lazer e Cultura). Além da construção dos ambientes administrativos e de atividades sociais, a Prefeitura também está reformando a quadra existente no local, em uma ação que vai gerar retorno à população, uma vez que ela será usada pelos beneficiários do Protejo e de outros programas, mas também estará aberta à população, fora dos horários de atividades.

Ruth1A cerimônia dessa quinta-feira foi prestigiada pelo presidente da Câmara, Marcos Ferreira Godoy (Teco); os secretários Vicente Martins Bandeira (Negócios Jurídicos) e Evangelista Azevedo Limas (Meio Ambiente); o chefe de gabinete, Dorval Rodrigues Filho; o delegado de polícia, dr. Lupércio Antônio Dimov; o comandante da 3ª Companhia do 20° BPM/M de Itapevi, capitão Ângelo Aparecido Moitinho; o chefe da DISE Carlos Roberto Motta, o chefe do setor de Homicídios e Proteção à Pessoa, Marcos Velosa; o delegado dr. Marcelo José do Prado, representando a seccional de Carapicuíba; os vereadores Cláudio Dutra, Roberval Luis Mendes (Val), Júlio César Portela e Igor Soares Ebert; o corregedor da Guarda, Marcio Reis; o diretor do Demutran, Adilson Rocha; o presidente do Conseg, Amarildo Oliveira e o supervisor da Benfica, Jair Barbosa.

 O 3° Encontro dos Profissionais de Segurança Pública representou mais um passo dado pelo município nos esforços para que a região Oeste da Grande São Paulo reduza ainda mais seus índices de criminalidade por meio de um trabalho conjunto entre as Polícias Civil, Militar e Guardas Municipais. Ainda durante o evento, a Banda Musical da Guarda recebeu uma moção de aplausos da Câmara pelo trabalho artístico que vem desempenhando na cidade.

 O delegado Marcelo José do Prado ficou surpreso com os inúmeros investimentos da Prefeitura e a seriedade com que o tema é tratado no município. “Conheci Itapevi há 15 anos e posso ver que o que temos hoje é outra cidade. É ótimo perceber que Itapevi tem investido em segurança pública. Ouvi dizer que sonhos e vontade política são coisas abstratas. O grande segredo é encontrar alguém capaz de materializá-los e encontramos esta pessoa em Itapevi: a prefeita Dra. Ruth”.

Relacionados