Vice-prefeito é o candidato de Ruth para a sucessão em Itapevi

Jaci1A prefeita de Itapevi, Ruth Banholzer (PT), confirmou na última quarta-feira que tem preferência pelo vice-prefeito Jaci Tadeu (PV) para sucedê-la no cargo. “Tenho séria intenção de apoiar meu vice”, afirma a petista, em entrevista ao Diário Jornal da região, sobre a hipótese de Jaci disputar a prefeitura nas eleições de 2012.

Reeleita em 2008, Ruth passou, nos últimos meses, dar grande destaque à participação do vice, que também soma o cargo de secretário de Desenvolvimento Urbano, em todas as ações da prefeitura.

JacieRut1Tendo a prefeitura como aliada, aumentam as chances de Jaci Tadeu ser candidato e, principalmente, de vencer a disputa. Com isso, a prefeitura passaria para as mãos do PV, partido aliado do PT. A sigla também manteve, em dezembro, o comando da Câmara Municipal, com a eleição de Luciano de Oliveira Farias, o Bolor, para presidente da Casa. Ele sucedeu o colega de partido, vereador Marcos Ferreira Godoy (PV), conhecido como Teco.

Na época, Bolor chegou a afirmar que a legenda possuía nomes fortes para disputar o Executivo. “Conseguimos consolidar a força do Partido Verde e nada é mais legítimo do que pleitear a prefeitura com candidatura própria”, afirmou, após a eleição da Mesa Diretora, em dezembro.

Ainda sim, o cenário político de 2012 está longe de ser definido na cidade, admite Ruth. “Tem muita água para correr por baixo da ponte”, revela. Segundo ela, sempre surgem muitos pré-candidatos. “Mas com o tempo descobrimos quais deles têm viabilidade para lançar candidatura”, completa.

Dentro do próprio PV, há outros nomes sendo cogitados para a disputa. O do vereador Teco é um deles. Em entrevista, o parlamentar afirmou estar “preparado para disputar o cargo”.

Segundo ele, o resultado das eleições de 2010, quando concorreu para deputado federal, somado à força política que ele acreditar ter na cidade, o credenciam para concorrer em 2012. “Creio que tenho força e preparo, mas tudo vai depender da unidade do grupo. Se o grupo entender que sou o candidato, vou contribuir para a sucessão da prefeita Ruth. Sou um soldado do meu grupo político e do povo”, relatou Teco, na época.

Por outro lado, é difícil que o PT abra mão da sucessão. Entre os petistas, ganha destaque o nome do vereador e líder do governo na Câmara Fláudio Azevedo Limas (PT). Em maio do ano passado, o presidente do diretório municipal do partido, Haimar Pereira, confirmou que o partido pretende trabalhar o nome do parlamentar para as eleições municipais.

A bancada do PT na Câmara ainda é maior do que a do PV, somando três parlamentares. Além de Fláudio, Cláudio Dutra Barros e Adilson Peres compõem o grupo petista no Legislativo.

Questionada sobre uma possível resistência do PT em relação a indicação do vice, Ruth afirmou que a sigla ainda vai discutir essa questão nos próximos meses e garantiu que “o partido sempre vai apoiar uma decisão politicamente certa”.

Fonte-WebDiario

Fotos- Nilton Ramos

Relacionados