Vereadores aprovam “Dia Municipal do Rim” em Itapevi

Pauta constante na Câmara Municipal de Itapevi, os problemas ocasionados pela doença renal crônica voltou a ser debatido na sessão da última terça-feira, 4, mas desta vez para aprovar o projeto de lei 88/2014, que pode incluir o “Dia Municipal do Rim”no calendário municipal.

Apresentado pelo vereador Alexandre Rodrigues, o projeto visa estabelecer o dia 14 de março, data mundial de combate à doença renal, como dia municipal para desenvolver campanha preventiva e a realização de exames de urina, pelo qual se detecta a existência da proteína e outras substâncias que indicam a existência da doença renal.

“O número de pessoas com doença crônica renal está aumentando em larga escala no Brasil e Itapevi não está fora desta estatística. As autoridades em saúde pública estão com atenção redobrada em relação ao estado avançado da doença”, disse Alexandre.

O vereador ainda destacou que cada pessoa com doença renal crônica passa a depender de hemodiálise ou transplante renal. “A doença renal pode afetar pessoas de todas as idades e raça, porém após os 40 anos, a filtração renal começa a diminuir 1% por ano. Por isso acredito que devemos ter ações preventivas em Itapevi”, concluiu o vereador.  

Aprovado por unanimidade, o projeto será encaminhado para sanção do prefeito Jaci Tadeu. 

Relacionados