Vacinação contra Influenza (gripe) começa na próxima segunda-feira (15)

Campanha_VacinacaoA partir da próxima segunda-feira (15), a Prefeitura iniciará na cidade a Campanha de Vacinação Contra a Influenza (gripe).

A ação será mantida até o dia 26 de abril. Além disso, está prevista para o dia 20 de abril (sábado), uma mobilização especial para a imunização contra a Influenza. A vacinação acontecerá todos os dias nas UBS’s e USF’s e exclusivamente no dia 20 (Dia D) no Centro de Convivência do Idoso, Associação de Idosos de Itapevi e no Itashopping apenas para idosos, gestantes e puérperas.

A campanha é voltada para idosos com 60 anos ou mais, crianças menores de 2 anos, gestantes e puérperas (mães de recém nascidos). Para receber a vacina o munícipe deverá comparecer à UBS (Unidades Básicas de Saúde) ou Unidade de Saúde da Família (USF) munido do cartão de vacina.

Em todo o país milhões de pessoas deverão receber a dose contra a doença. Em Itapevi, a meta é atingir a maioria do público alvo da cidade. A vacina contra a Influenza, fabricada com o vírus inativado (sem risco de manifestação da doença), protege contra os três principais vírus em circulação no Hemisfério Sul e não oferece risco à saúde, mas quem apresenta alergia severa a ovo deve procurar um médico para receber orientações.

A influenza (gripe) é uma infecção viral que afeta principalmente nariz, garganta, brônquios e, ocasionalmente, os pulmões. A infecção dura aproximadamente uma semana, sendo reconhecida por apresentar febre alta de início repentino, acompanhada por dores musculares, dor de cabeça, mal-estar intenso, tosse não produtiva e coriza. A Influenza é também frequentemente confundida com outras viroses respiratórias, por isso o seu diagnóstico de certeza só é feito mediante exame laboratorial específico.

 

Relacionados