Univesp promove aula inaugural no polo da UAB Itapevi

Nesta segunda-feira (21), a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) realizou a aula inaugural do curso de Pedagogia oferecido em Itapevi. Com a participação de 50 estudantes, o evento aconteceu na Secretaria de Educação e Cultura, onde fica o polo itapeviense da UAB (Universidade Aberta do Brasil).

A Univesp oferece aos seus 200 alunos itapevienses cursos gratuitos de graduação em Pedagogia, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. As turmas têm aulas modalidade de EAD (ensino a distância).

No polo de Itapevi da UAB, a Univesp oferta 50 vagas para cada curso, que tem duração média de quatro a cinco anos, seguindo o padrão de qualidade das universidades públicas paulistas. Além disso, os alunos contarão com a assistência permanente de tutores. A Prefeitura de Itapevi é parceira da iniciativa.

Nesta primeira aula, os estudantes receberam um calendário acadêmico com datas de atividades e avaliações que serão realizadas pessoalmente no polo da UAB Itapevi. Na unidade, os estudantes cursarão módulos presenciais de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.

Para Gabriela Domingues, coordenadora do polo UAB de Itapevi, os cursos são a garantia de qualidade. “Esperamos que os estudantes possam atuar no mercado de trabalho local e regional. A grande maioria busca pela segunda graduação no sentido de enriquecer culturalmente ou de mudar de área e almejar novos desafios”.Segundo ela, 1.248 candidatos se inscreveram nos cursos da Univesp neste ano.

De acordo com a secretária adjunta a Educação de Itapevi, Eliana Maria, o EAD é uma modalidade de ensino capaz de oferecer agilidade no aprendizado. “É fruto de uma demanda do dia-a-dia educacional. Cresce muito e preza pela adequação de horários e compromissos do aluno com a escola”, disse.

A secretária de Educação, Virgínia Aurora, pediu aos estudantes que se dediquem aos estudos. “Quero vê-los formados, realizados pessoal e profissionalmente e em condições de disputar as vagas oferecidas no mercado de trabalho”, afirmou.clip_image001

O estudante, Claudemir José dos Santos, que cursará Engenharia da Computação, acredita que a oportunidade ajudará a concretizar um sonho. “Tenho 41 anos e será a grande chance da minha vida de cursar o ensino superior. É um sonho meu e desejo de toda a minha família”, disse.

Para Vanessa Pires de Oliveira, estudante de Pedagogia, o curso superior irá inseri-la mais rapidamente e com qualidade no mercado de trabalho. “Vejo oportunidades na área empresarial, no setor público e privado. São chances de coordenar, aprender e até gerir negócios em educação. Estou animada e otimista quanto ao futuro”, disse.

Convênio

No início de agosto, representantes da Prefeitura assinaram convênio com a entidade para a instalação de polos da instituição em Itapevi. A assinatura aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e, além do município, outras 37 cidades assinaram o pacto. Com a medida, a universidade chega a 100 pontos em 63 cidades do Estado.

Criada em 2012, a Univesp é uma fundação mantida pelo Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e Ministério da Educação e Cultura (MEC).

A Univesp é considerada a quarta universidade estadual paulista e mantém parcerias com a USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza para o desenvolvimento do conteúdo e coordenação dos cursos.

Investimento em Educação

Esta é mais uma das iniciativas da Prefeitura de Itapevi para melhorar o ensino na cidade. No primeiro semestre, tomaram posse do cargo 50 professores de ensino básico e fundamental.

No mesmo período, a Administração assinou convênio com o Sistema SESI Educação que permitiu que todos os alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental, que compreende do 1º ao 5º ano – com idades de 6 a 11 anos – da rede municipal de ensino, utilizem em sala de aula material didático fornecido pelo Serviço Social da Indústria (SESI-SP).

Relacionados