Biblioteca Monteiro Lobato inaugura exposição do artista plástico Susumo Harada

Os moradores de Itapevi já podem prestigiar a exposição em comemoração aos 40 anos da trajetória do artista plástico Susumo Harada. A Prefeitura lançou oficialmente, nesta sexta-feira (18), a mostra em homenagem ao pintor e escultor, e também apresentou um busto confeccionado em argila de Harada feito pelo instrutor de escultura de Itapevi e artista plástico, Claudio Martins.

O evento contou com a presença do vice-prefeito, Marcos Godoy (Teco), que representou o prefeito Igor Soares; do diretor de Cultura, Lázaro Toledo; do diretor e da ACEI (Associação Cultural e Esportiva de Itapevi) e ex-prefeito da cidade, Sérgio Montanheiro, além de vereadores e secretários municipais.

As obras de Harada ficarão expostas até o dia 31 de agosto, em visitação aberta ao público e gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (Avenida Luís Manfrinato, 194 – Centro). A classificação da mostra é livre.

Para o diretor de Cultura de Itapevi, Lázaro Toledo, a homenagem é importante por tratar da valorização de um morador da cidade com expressão artística nacional. “Susumo leva o nome de Itapevi para os quatro cantos do mundo. É uma alegria e brilhantismo a cidade contar com a exposição de suas obras de arte”, disse. “Esse é nosso simples reconhecimento para aquele que contribuiu culturalmente para a nossa cidade e deseja o desenvolvimento do nosso município”, resumiu Teco.

O artista plástico Cláudio Martins explicou que peça feita de argila e revestida de itens metálicos em tom de bronze levou cerca de 2 meses para ficar pronta. “É pouco para um artista gentil, sensível, inteligente e humilde. Minha intenção foi modelar um artista que representasse Itapevi e tivesse uma contribuição histórica e cultural”, afirmou. “O nome de Harada foi apresentado para mim, iniciei as pesquisas há seis meses até que os trabalhos começassem sempre pensando em retribuir toda essa generosidade dele para com o município”, disse.

No último dia 26 de maio, Harada esteve na Escola Livre de Artes de Itapevi. “A escultura era uma surpresa, mas o artista descobriu e então a pressão aumentou para que a modelagem ganhasse contornos ainda mais bem definidos”, brincou Martins.

Harada fez questão de agradecer todos os presentes. “Eu me sinto honrado e valorizado pela cidade. Não são todos os artistas que ganham um busto em homenagem ainda em vida. Meu único objetivo enquanto artista foi transformar tudo em arte aquilo que eu tocava”, avaliou.

Serão expostos quadros, totens, esculturas de cabeças, cintos de castidade e um busto em homenagem a Harada. “Principalmente as esculturas de cabeça e os cintos de castidade expressam minha crítica artística. As cabeças com cabresto representam, por exemplo, os homens sem visão na sociedade e o cinto de castidade simboliza a ignorância de mulheres que morriam pela impossibilidade de higiene no período medieval devido ao machismo, preconceito e conservadorismo da sociedade na época”, revelou Harada.

O artista

Harada nasceu em 11 de junho de 1938 em Barueri. Tem 79 anos. É descendente de japoneses e vive em Itapevi desde 1946, quando veio com os pais e um irmão morar em um sítio no bairro de Sapiatã para auxiliar na lavoura.

Em 1968 e 1969 trabalhou como mecânico de manutenção nas empresas Sorocabana e Corneta. Apenas em 1977 iniciou seu primeiro trabalho artístico com painel decorativo. Dali em diante, suas obras se destacam pelo trabalho com envelhecimento de chapas, cobre, latão e bronze.

O artista começou seus trabalhos com xilogravura, passando para a pintura em óleo e acrílica sobre tela e esculturas. Além de artista plástico, Harada é pesquisador, historiador e escritor. Harada trabalhou como agente cultural na Secretaria de Cultura de Itapevi entre os anos de 1994 a 2005.

As exposições tidas como mais marcantes do artista aconteceram no Ateliê L. Lage (Campo Grande – MS – 1993); Galeria Gerot (São Paulo – 1992); Galeria Yurika – Sapporo – (Hokaido – Japão); Exposição de Arte – Punta Del Este (Uruguai – 2003) e Arte de Um Povo – Galeria Anima (São Paulo -1990), dentre outras.

Harada também já recebeu os prêmios Aquisitivo – XIII Salão de Artes Plásticas (Praia Grande – São Paulo 2001); Menção Honrosa- IIl Contempoarte (Paço das Artes – São Paulo 1988) e Medalha de Ouro – 17° Salão Bunkyo (São Paulo).

Relacionados