Unidade Móvel Odontológica beneficiará mais de 27 mil crianças em Itapevi

Nesta segunda-feira (19), a Prefeitura de Itapevi entregou à população o Sorriso – Unidade Móvel Odontológica na Escola. A solenidade de lançamento aconteceu no Cemeb Jornalista João Valério de Paula Neto, em Amador Bueno.

O veículo passará por todas as escolas da rede municipal para oferecer atendimento dentário gratuitamente aos alunos. A iniciativa é parte do Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelo Governo Federal, e a Prefeitura é responsável por administrar o repasse e a aplicação dos recursos.

O evento de entrega da Unidade Móvel reuniu cerca de 500 pessoas, entre profissionais da educação, pais e mães de alunos, estudantes, secretários municipais e vereadores.

Para incentivar os estudantes, a Unidade contará com um mascote, representado por coelho que carregará uma escova de dente gigante. Na Fanpage da Prefeitura é possível escolher o nome do mascote, por meio de uma enquete.

De acordo com o coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura de Itapevi, Ricardo Vick, serão realizadas avaliações das 27.806 mil crianças atualmente matriculadas e estudantes da rede, oferecidas orientações sobre escovação e doados kits de higiene oral (escova nova, creme dental e sabonete) em parceria com a empresa Colgate.

Os trabalhos das equipes de saúde bucal começaram nesta terça-feira (20) na própria escola onde foi realizado o lançamento da Unidade Móvel Odontológica e, nesta quarta-feira (21), haverá a presença de enfermeiros que ajudarão na triagem e verificação das carteiras de vacinação de todas as crianças.

Os casos mais complexos de diagnóstico bucal serão direcionados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas para acompanhamento. Segundo Vick, a previsão é de que os serviços permaneçam durante 14 dias no Cemeb Jornalista João Valério de Paula Neto e que 1.132 crianças sejam atendidas.

O Sorriso contará com uma dentista, auxiliar e profissionais da enfermagem que ajudarão na cobertura de saúde. A unidade atenderá de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O atendimento será organizado de acordo com uma programação estabelecida pela coordenação de Saúde Bucal.

O itinerário seguirá um roteiro específico e todas as escolas municipais receberão a visita da unidade móvel até o final do ano letivo. No período de recesso escolar e férias a unidade será levada aos bairros mais distantes e atenderá a população periférica da cidade.

O prefeito Igor Soares destacou a importância da unidade. “Ela ajudará a melhorar a saúde bucal de milhares de crianças do município, garantindo a prevenção e melhora da escovação, do tratamento bucal e até mesmo dos hábitos alimentares”, declarou.

Igor fez questão de destacar importantes conquistas neste ano no setor de educação, como: implementação do sistema SESI de ensino, oferecimento de cursos de formação profissional aos professores e disse que a Prefeitura construirá quatro unidades de tempo integral, sendo uma delas em Amador Bueno.

Ele ainda ressaltou que solicitou à Secretaria de Saúde e Bem Estar a contratação de mais quatro médicos para equipar mais uma unidade móvel que ofereça os serviços de oftalmologia e fonoaudiologia para as crianças da rede com o objetivo de melhorar a saúde e o desempenho delas em sala de aula.

“A saúde começa pela boca e assim estamos fazendo. Queremos que todas as crianças troquem suas escovas a medida em que forem recebendo os kits e prestem atenção nas orientações sobre escovação, cáries e melhorem seus hábitos alimentares, além de incentivarem seus pais a fazer o mesmo”, revelou a secretária de Saúde e Bem Estar, Luiza Nasi.   

A Unidade Móvel Odontológica é equipada com itens de um consultório odontológico convencional. “O veículo já pertencia ao município e foi recentemente readequado a custo zero às necessidades atuais para realização do atendimento odontológico. Essa é a primeira vez que a cidade realiza um atendimento tão amplo e significativo na atenção odontológica escolar”, explicou Vick.

A professora do 3º ano da unidade de Amador Bueno, Cyntia Bertola, explicou que a escola terá o papel fundamental de promover palestras e orientar as crianças sobre alimentação saudável em sintonia com as ações do programa Saúde na Escola e da Unidade Móvel Odontológica.

Para Jaqueline Rosa, 33, costureira, mãe de uma das estudantes, a medida trata com mais atenção as crianças. “É carinho, respeito e dedicação com nossos filhos. Sabemos que o programa é comprometido e sério e isso vai nos ajudar a vermos nossos filhos melhores acolhidos”, disse.

Rebeca Santos Pereira, 20, que tem irmã e filho que estudam em Amador Bueno, também agradeceu a iniciativa. “Esse tratamento garante uma melhora na saúde para algumas pessoas da nossa família. Tenho certeza de meu filho e minha irmã serão bem atendidos e fico feliz e grata por isso”, explicou.

Relacionados