UBS Vila Dr Cardoso oferece serviços de reabilitação

A população da região Vila Dr. Cardoso passou a ter acesso a novos serviços de reabilitação na Unidade Básica de Saúde do bairro. A Prefeitura ampliou a rede de atendimento do setor, levando novos profissionais especializados em fisioterapia e fonoaudiologia. A partir da expansão das áreas atendidas, o paciente é o maior beneficiado, afinal pode ser atendido próximo a sua residência com mais comodidade.

Com a ampliação do setor, a UBS Vila Dr. Cardoso, aumentou sua capacidade de atendimento, agora, cerca de 90 pacientes são atendidos diariamente. Para ter acesso ao serviço, o paciente primeiramente precisa ter um contato com o clínico geral da UBS de referência mais próxima de seu bairro. Esse fará o encaminhamento para o especialista que recomendará o tratamento adequado, caso necessário, para o serviço de reabilitação.

“O nosso foco é descentralizar as especialidades oferecidas, para que assim todos os munícipes tenham acesso aos serviços de saúde próximos a suas casas. A ampliação dos atendimentos voltados para a reabilitação na UBS Vila Dr. Cardoso é uma vitória, agora os pacientes não precisam se deslocar até a unidade localizada na Cohab, pois contam com o tratamento em seu bairro”, destacou a secretária da Saúde, Maria Dalva Amim dos Santos. 

Além da reabilitação, a UBS Cardoso oferece serviços específicos voltados para prevenção da saúde da mulher, adolescente e criança. A unidade ainda, conta com médicos especialistas, clínico geral, pediatras e ginecologistas.

Centro de Reabilitação

A unidade central voltada para reabilitação de Itapevi está localizada na Cohab. Além dos tratamentos convencionais, o centro possui o diferencial de atuação interdisciplinar. Segundo a Drª  Kátia Teixeira, responsável pela unidade, é extremamente importante o acompanhamento não só do paciente mas também de sua família.

“Muitas vezes, a criança tratada não tem o estímulo necessário dos pais, então cria-se um grupo de trabalho com os familiares, a fonoaudióloga e a psicóloga para fazer com que haja uma interação maior com o paciente. É comum que enquanto o atendimento é realizado, o responsável receba uma atenção da psicóloga”, explica a profissional. 

Os trabalhos realizados no local são voltados para pessoas com algum tipo de deficiência motora, auditiva, na fala ou mental causada por diversos motivos. No espaço mantido pela Prefeitura, os usuários têm acesso a profissionais da saúde que cuidam do paciente como um todo, tanto na parte física quanto mental. Para mais informações basta entrar em contato com o Centro através do número 4773-7534, ou pelo endereço av. Pedro Paulino n° 1180, Cohab.

 

Relacionados