Trecho da avenida Rubens Caramez será interditado para implantação de coletor-tronco de esgotos da Sabesp

interdio_rubens__caramez1A partir desta segunda-feira (11), a circulação de veículos na avenida Rubens Caramez, entre as ruas Joaquim Leite dos Santos e São Judas Tadeu e o acesso à praça Fioravante Belli (Rotatória da Cohab), será interrompida em função de obras de implantação do coletor-tronco de esgotos, por parte da Sabesp.

A ação mudará o sistema de trânsito nas ruas centrais da cidade até o final dos trabalhos, previsto para janeiro de 2011.

O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (Demutran) elaborou mudanças no sistema viário das ruas próximas, de modo a ordenar o tráfego de veículos. A primeira medida é a alteração dos itinerários de ônibus de linhas municipais e intermunicipais, que deixarão de percorrer o trecho interditado da avenida Rubens Caramez, utilizando ruas dos bairros Vila Aurora, Jardim da Rainha e outras vias do Centro. Veículos de passeio, motocicletas e veículos urbanos de carga (VUC) também serão orientados a utilizar essas vias alternativas.

interdio_rubens_caramez2

A intervenção também afetará diretamente o comércio local, que não poderá receber mais veículos grandes de carga e descarga, uma vez que o trânsito será totalmente bloqueado no trecho. O Demutran vai orientar aos comerciantes a solicitar a seus fornecedores a entrega de produtos em veículos urbanos de carga (VUC) e outras maneiras de distribuição que não causem transtornos à circulação na área. Em função do dimensionamento das vias alternativas, não será permitido o tráfego de veículos pesados na região.

Outra medida adotada pelo Demutran, que é vinculado à Secretaria Municipal de Segurança, será a suspensão de vagas de estacionamento nas ruas que servirão de alternativas. Uma das vias – a rua Francisco Correa (antiga rua dos Bandeirantes), terá mão única no trecho entre as ruas Américo Valentim Cristianini e Joaquim Leite dos Santos.

“Esta ação é necessária para que os ônibus municipais e intermunicipais possam circular sem causar maiores transtornos aos moradores”, comentou o diretor do departamento, Adilson Rocha, que ressaltou que a equipe do Demutran permanecerá em pontos estratégicos para orientar a motoristas e usuários dos transportes públicos sobre as medidas. Também serão colocadas faixas nas vias centrais e já estão sendo distribuídos panfletos explicativos para a população, que ainda poderá conferir as mudanças na edição n.º 92 do Diário Oficial do Município de Itapevi e no site da Prefeitura (www.itapevi.sp.gov.br).

interdio_rubens_caramez

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, esta é mais uma fase das obras de implantação da rede que levará os dejetos produzidos em Itapevi até a estação de tratamento de esgotos, na cidade de Barueri. Em fases anteriores, foi implantada a rede nas avenidas Feres Nacif Chaluppe (Corredor Oeste) e Leda Pantalena e atualmente o serviço vem sendo feito ao longo do rio Barueri-mirim, nos bairros Jardim Dona Elvira e Jardim Vitápolis.

O trecho interditado da avenida Rubens Caramez receberá um total de 200 metros de coletor-tronco de esgotos, em serviço semelhante ao realizado no Corredor Oeste. “Trata-se de um método não-destrutivo, no qual serão feitas profundas fendas circulares na via em determinados pontos do trecho. A seguir, uma máquina escavadora fará a ligação entre um ponto e outro, implantando a tubulação de esgoto”, explicou o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano, Jaci Tadeu da Silva.

Para a prefeita Dra. Ruth Banholzer, ao final da intervenção, será garantido um grande acréscimo na qualidade de vida da população de Itapevi. “Imediatamente ao final dos trabalhos, serão mais de 50 mil pessoas beneficiadas com a coleta de esgotos domiciliares, que deixarão de ser depositados em rios e córregos dos bairros. E isto é só o começo, pois a partir da conclusão destas obras, poderemos colocar em prática um grande trabalho de revitalização da região central do município e de bairros próximos”, reforçou a prefeita.

Relacionados