Itapevi avança no Índice de Desenvolvimento Municipal

ItapeviItapevi foi um dos grandes destaques de uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). É o que anunciou, nessa segunda-feira (04), a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

De acordo com dados divulgados recentemente pela entidade, a cidade subiu, em apenas sete anos, 322 posições no Índice de Desenvolvimento Municipal. Em uma classificação que vai de 0 (pior) a 1 (melhor), Itapevi apresentou, inclusive, a pontuação de 0,84, bem acima da média nacional.

Acompanhada do vice-prefeito Jaci Tadeu – a quem atribuiu grande parte da responsabilidade pelo surpreendente avanço de Itapevi no ranking de desenvolvimento da Firjan -, Dra. Ruth destacou os números divulgados pela entidade no que diz respeito à área da saúde, onde a cidade subiu 280 posições.

“Nossos investimentos em saúde pública, por meio de capacitação dos profissionais, campanhas de prevenção a inúmeras doenças, aquisição de equipamentos e a implantação, reforma ou ampliação de muitas unidades, como o novo Pronto-Socorro e o PSF de Ambuitá, resultaram em uma melhora substancial na qualidade do serviço oferecido à nossa população. Como médica, é uma enorme satisfação ver que estamos cumprindo nossas metas e ajudando a transformar o serviço de saúde de Itapevi”, comentou Dra. Ruth.

No ranking da Educação, Itapevi avançou 1.119 posições, contrastando com outras cidades da região que apresentaram queda de até 102 colocações. De acordo com o estudo, Itapevi está entre os municípios do Estado de São Paulo que possuem o melhor sistema educacional e segue avançando a cada pesquisa.

O mesmo acontece no que diz respeito a emprego e renda. Se em 2000, a cidade figurava na 488ª posição, o estudo mais recente mostrou que atualmente Itapevi apresenta o melhor desempenho da região e figura como a 22ª cidade do Estado, no quesito empregabilidade.

“É inegável o processo de desenvolvimento pelo qual nossa cidade tem passado. De 2005 para cá, dobramos a arrecadação municipal sem que fosse preciso aumentar os impostos. E um município que cresce economicamente tem condições de oferecer melhores serviços à sua população, seja na área da educação, saúde ou emprego. E pode ter certeza: é daqui para melhor. Aguardamos a próxima pesquisa da Firjan, para comemorarmos novos avanços”, conclui Jaci Tadeu.

Relacionados